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UPF inscreve para curso de extensão sobre Direito Eleitoral Digital

UPF inscreve para curso de extensão sobre Direito Eleitoral Digital
A formação, que será realizada nos dias 17 e 18 de abril, está com inscrições abertas
04.03.2020 16h22  /  Postado por: helaine

A formação, que será realizada nos dias 17 e 18 de abril, está com inscrições abertas

O processo eleitoral brasileiro possui uma inevitável vocação à tecnologia. Não apenas pela inovação da urna eletrônica, ou pela automação da apuração dos votos, mas sim por suas diversas faces em contato com a internet e tecnologia. Mas não são apenas facilidades que esta área provoca no processo eleitoral. Apesar de facilitar sua concretização, ela impõe novos desafios, como a necessidade de enfrentar o tema das notícias falsas, as “fake news”, ou ainda a utilização da micro segmentação e do Big Data na campanha eleitoral.

Pensando em debater questões relacionadas aos problemas das notícias falsas, da produção de comentários automatizados e a como identificar o discurso completo de um candidato, é que a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece o curso de extensão “Direito Eleitoral Digital”. A formação, que será realizada nos dias 17 e 18 de abril, está com inscrições abertas neste link. (https://secure.upf.br/eventos/eventos/605)

Podem participar pré-candidatos nas eleições de 2020, proporcionais e majoritárias; servidores públicos de todos os poderes; advogados e procuradores jurídicos; detentores de mandatos eletivos; acadêmicos dos cursos de Direito e afins; e a comunidade em geral.

Programação

O curso será ministrado pelo professor Dr. Diogo Rais Rodrigues Moreira, no anfiteatro da pós-graduação em Direito, Campus I. Na sexta-feira (17/04), as atividades serão desenvolvidas das 19h às 23h, e, no sábado (18/04), das 8h às 12h, totalizando 8h.

Temas como “Quando e como a internet entrou na política”; “Desafios específicos da internet”; “O que é o Direito Eleitoral Digital”; “Propaganda eleitoral permitida e proibida na internet”; “Conteúdo digital de terceiro, editorial, orgânico e impulsionado”; “Regras e experiências do impulsionamento”; e “Eleições e os buscadores de conteúdo e redes sociais” devem ser explorados. Além disso, as temáticas “Responsabilidade de provedores pelo conteúdo de terceiro”; “Desinformação online (fake news e deep fake)”; “Big data e micro segmentação”; “Investigação digital eleitoral na prática”; “Remoção de conteúdo”; e “Crimes eleitorais digitais” também serão trabalhadas.

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