Segunda-feira, 30 de Março de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Parcialmente nublado
28°
18°
27°C
Não-Me-Toque/RS
Parcialmente nublado
Agronegócios

Arena Agrodigital: tecnologias que impressionam

Arena Agrodigital: tecnologias que impressionam
O produtor Cassiano Silveira Gervin, de Esmeralda
06.03.2020 11h15  /  Postado por: helaine

O produtor Cassiano Silveira Gervin, de Esmeralda

As tecnologias apresentadas na Arena Agrodigital impressionam os visitantes. O espaço, com 26 empresas, sendo seis startups, traz novidades para vários segmentos. O robô Umbô, que interage com o público, estimulando conversas descontraídas e respondendo perguntas, foi uma das sensações do local.

O produtor Cassiano Silveira Gervin, 35 anos, de Esmeralda, que estava acompanhado da esposa Daniela e da sogra Vera Lúcia, foi um dos que visitou espaço inovador, interagiu com o robô e testou o óculos de realidade virtual.

– Eu já tenho o monitoramento das lavouras através do field view e aqui dá até para sonhar com outras plataformas para auxiliar na gestão da lavoura – disse Gervin.

Sobre a sensação de ter falado com um robô, Gervin disse ter sido surpreendente.

– Achei muito interessante – comentou empolgado.

Outra novidade que tem chamado a atenção é o drone para monitoramento de plantas daninhas que possuem resistências a algumas moléculas de herbicidas. A tecnologia gera imagens de talhões, com rápido processamento, que produzem mapas de aplicação acoplados em pulverizadores.

– Conseguimos fazer a aplicação do pulverizador apenas onde tem a planta daninha – explica o gerente de Agricultura Digital da Basf, Fabrisio Resende.

O veículo aéreo não tripulado (Vant) funciona a partir de um plano de voo, totalmente automático e sem uso de controle remoto. Foi lançado, primeiro, nos estados de Mato Grosso, Bahia e Goiás, monitorando cerca de 200 mil hectares. O vant estará disponível para os estados do Sul do país na safra 2020/2021.

Tecnologia espacial será o futuro do agronegócio

A tecnologia espacial focada no agronegócio foi o tema de palestra do CEO e fundador da Hypercubes, Fábio Teixeira, na manhã de quinta-feira, 5, na Expodireto Cotrijal. O evento ocorreu na Arena Agrodigital e foi acompanhado por técnicos, estudantes e famílias de produtores.

Teixeira explicou como a Hypercubes pretende colocar em órbita, no segundo semestre deste ano, nanossatélites que fotografam a superfície da Terra a fim de analisar a saúde do solo a partir de imagens hiperespectrais.

– O que nós tentamos aqui é colocar na mão do produtor uma tecnologia que permitirá o monitoramento em tempo real das lavouras, abandonando o uso do calendário – explicou.

No Vale do Silício, a Hypercubes mantém uma lavoura especial chamada Biosphere, onde são manipuladas todas as variáveis que influenciam o desenvolvimento de uma cultura sob a vigilância da mesma tecnologia que será embarcada nos satélites. Como resultado, hoje já são conhecidos padrões de reflectância de macronutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio e enxofre, assim como cobre, zinco, ferro e manganês (micronutrientes).

A tecnologia espacial focada no agronegócio foi o tema de palestra do CEO e fundador da Hypercubes, Fábio Teixeira

De olho nas tecnologias para evoluir

A família Schiochet, de Não-Me-Toque, acompanhou toda a palestra e saiu maravilhada da Arena Agrodigital, onde estava visitando pela primeira vez.

– Foi um evento maravilhoso. É impressionante o que temos para aprender e o que tem por vir. A Expodireto é isso, é o centro do mundo, é política, economia e tecnologia. Esse centro tecnológico chegou para ficar – disse a produtora Genisse Schiochet.

Genisse visitou a feira acompanhada pelo marido Joaquim e do filho Giancarlos. Nesta sexta-feira, 6, a família receberá a visita de Fábio Teixeira em sua propriedade, onde trocarão informações sobre o sistema de monitoramento por nanossatélites.

Paulo Herrmann, presidente da John Deer Brasil disse que tecnologia sem conectividade no campo não serve para nada em palestra concorrida no dia 3 de março

Família Schiochet recebe a visita de Fábio Teixeira em sua propriedade, onde trocarão informações sobre o sistema de monitoramento por nanossatélites, no dia de hoje

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.