Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Sávio Cruz apresenta equipamento para monitoramento de leite da Volutech

10 de março de 2020

Expodireto apresentou pesquisa e desenvolvimento de produtos para produção de leite

Sávio Cruz apresenta equipamento para monitoramento de leite da Volutech

A Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora-MG, criou em 2016 o Ideas for Milk, única experiência no agronegócio que reúne produtor, indústria e diferentes áreas de conhecimento, como Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Administração, Economia, Engenharia e Tecnologia da Informação. No evento, os jovens são estimulados a gerar soluções junto com a Embrapa e universidades, o que incentiva a criação de startups. Cinco dessas jovens empresas finalistas do Ideas for Milk estão na Expodireto Cotrijal.

Bionexus, Volutech, Intergado, Z2S Sistemas Automáticos e Zeit apresentam suas criações no Pavilhão 7 da Expodireto. O espaço de inovação é organizado pela Embrapa, CCGL e Cotrijal.

Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o acadêmico do Medicina Veternária Sávio Cruz, 20 anos, apresentou a tecnologia desenvolvida pela Volutech, startup de Viçosa/MG. A empresa desenvolveu um equipamento que pode ser instalado em qualquer tanque de leite comercializado no mercado para o monitoramento de todos os parâmetros e funcionalidades do leite, como volume, temperatura, desnível e desempenho do sistema de refrigeração. O monitoramento é feito 24 horas por dia.

- Viemos em busca de parcerias e, dentro de seis meses, já pretendemos entrar no mercado efetivamente. Estamos finalizando nossos testes e este contato com as demais startups e empresas é muito interessante para consolidar um modelo de negócio -, explica Cruz.

Quem também participou da Expodireto foi a Cowmed, que surgiu há 10 anos na Incubadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também se destacando no Ideas for Milk. Hoje, é a maior empresa de monitoramento do gado leiteito do Brasil.

Vaca é monitorada com colar da Cowmed na Expodireto

- A Cowmed, através de inteligência articial com colares de monitoramento das vacas, dá alerta de cios, saúde e nutrição. Com isso, aumenta a taxa serviço e prenhez e diminui a taxa de descarte. Por consequência, se aumenta a quantidade de animais em lactação e animais prenhes. Só precisamos de duas coisas: internet na fazenda e a vontade do produtor em querer melhorar - explica o gerente comercial Fernando Morais.

A Cowmed fechou uma parceria com a Cotrijal, há um ano, e hoje monitora 1,5 mil vacas de associados. A cooperativa e a startup já decidiram renovar a parceria, para ampliar o número de animais monitorados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir