Segunda-feira, 30 de Março de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Chuvas esparsas
29°
17°
28°C
Não-Me-Toque/RS
Chuvas esparsas
Agronegócios

Horto de Plantas Bioativas reforça os benefícios da lavanda

Horto de Plantas Bioativas reforça os benefícios da lavanda
O Horto de Plantas Bioativas tem cerca de 200 espécies de plantas e é um local de troca de contemplação e troca de informações
10.03.2020 10h07  /  Postado por: helaine

O Horto de Plantas Bioativas tem cerca de 200 espécies de plantas e é um local de troca de contemplação e troca de informações

A lavanda foi a estrela este ano do Horto de Plantas Bioativas instalado no Espaço da Família Rural no parque da Expodireto Cotrijal. No local, o visitante recebe orientações sobre a planta e participa de oficina de produção de mudas.

Conhecida por seu perfume marcante, a lavanda também traz grandes benefícios no tratamento de insônia, depressão, ansiedade e queda de cabelo, além de ser uma planta repelente de insetos. O óleo essencial retirado da planta é um dos mais utilizados em todo mundo, servindo de base para a indústria cosmética e de limpeza.

Atenta a todas as explicações dadas durante a palestra, a produtora rural Nair Cecchin Zago, de Ibiaçá, disse que se surpreendeu com o uso medicinal da planta.

– Conhecia e já apreciava muito seu perfume. Agora, aprendi também que ela pode ser usada como calmante, a partir da infusão da planta em um simples chá. Além disso, também vi a forma correta de fazer mudas e vou levar esse conhecimento para aplicar no jardim da minha propriedade – falou Nair.

Segundo a extensionista da Emater/Ascar-RS, Denise Ferreira de Oliveira, quem quiser fazer mudas deve cortar estacas das pontas dos ramos mais fortes, nunca da base da planta, o que poderia matar a touceira toda.

– É uma planta que se adapta ao calor e não pode ser plantada em locais encharcados – explicou.

Na saída da oficina, os participantes puderam escolher uma muda de várias espécies à disposição do público visitante. A preferência, segundo Denise, tem sido pela muda de lavanda, uma vez que o público recebe mais orientações sobre a planta, e de ora-pro-nóbis, pelos grandes benefícios proporcionados. O Horto de Plantas Bioativas tem cerca de 200 espécies de plantas e é um local de troca de contemplação e troca de informações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.