Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Dos 40 alunos, 15 chegaram ao fim do programa já inseridos no mercado de trabalho

10 de março de 2020

Programa forma jovens com base no cooperativismo

Dos 40 alunos, 15 chegaram ao fim do programa já inseridos no mercado de trabalho

“Abre muitas portas pra nossa vida”. Assim definiu a formanda Bruna Eduarda Beus, 17 anos, moradora de Não-Me-Toque. Além dela, outros 24 jovens participaram da formatura da 19ª e 20ª turmas do Programa Aprendiz Cooperativo, na tarde 5 de março, na Casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na Expodireto Cotrijal. O programa é uma parceria entre Cotrijal, Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Coeducars.

O objetivo é ensinar e preparar jovens de 14 a 24 anos para o início da vida profissional, a partir de uma visão técnica, ética e cidadã. As turmas completas são compostas por 40 alunos, 15 não estiveram presentes na formatura, porque já foram efetivados no mercado de trabalho. Quatro deles foram contratados pela própria Cotrijal, um na área administrativa e os demais no supermercado, como é o caso de João Victor Soder, 16 anos.

Para ele, a experiência foi ótima, ajudando-o a superar alguns desafios, como a timidez.

- A cada dia estou melhorando. Fui efetivado, trabalho no supermercado sede, na Cotrijal, sou empacotador, com muito orgulho - destacou.

Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, destacou a importância do programa em transmitir conhecimentos aos jovens.

- A inovação é muito rápida e vocês são as pessoas que vão fazer uso dessas novas tecnologias que vêm por aí. Estão sendo preparados para o mercado e o mercado está permanentemente em busca de profissionais qualificados - ressaltou.

Bruna Eduarda Beus, 17 anos,

Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, disse que o programa é o primeiro passo para que os jovens tenham um emprego e os incentivou a seguirem estudando. Também participaram da formatura Simone Rohrig, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal; Renato Nóbile, superintendente do Sistema OCB; Ricardo Lermen, presidente da Coeducars; e Leila Váler, como professora representante da turma.

O Programa – Com mais de 500 jovens formados, o Aprendiz Cooperativo na Cotrijal teve início em 2008. A média é de 90 aprendizes a cada ano, totalizando, até agora, 500 jovens formados. Mais de 160 já foram contratados. As aulas duram um ano e meio, envolvendo teoria e prática.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir