Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Lançamento do Projeto Brasil Acolhedor

13 de abril de 2020

Governo federal lança projeto para apoiar instituições filantrópicas

Meta é dar suporte a entidades que atuam com trabalho voluntário

O governo federal lançou hoje (13) o projeto Brasil Acolhedor. A meta é, em conjunto com a sociedade civil, promover ações de apoio a instituições filantrópicas que atuem com trabalho voluntário, visando melhorar as condições sanitárias e assistir as populações mais vulneráveis contra os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus.

- O Brasil Acolhedor é mais uma grande demonstração de solidariedade, humanidade, carinho, respeito e amor ao próximo. Para se ter uma ideia, temos no Brasil 1.913 instituições de longa permanência, apenas olhando para os idosos, fora todas as outras instituições que acolhem no Brasil - disse o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

O projeto iniciará com duas frentes: uma com foco em doações de bens, como cestas básicas e itens de higiene pessoal, e outra na seleção de organizações da sociedade civil e pessoas físicas para atuarem na execução das iniciativas, direto com os beneficiários.

Como será

As contribuições ao projeto e o cadastramento de organizações podem ser realizadas na página da Transforma Brasil e na plataforma do Pátria Voluntária.

Serão atendidas pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, idosos em instituições de longa permanência, com deficiência atendidas por organizações da sociedade civil e a população em situação de rua. A ação poderá ser estendida a outros públicos. O atendimento ocorrerá em todos os estados em localidades com alto índice de pobreza.

Pelo poder público, o projeto é encabeçado pelo Pátria Voluntária, programa de incentivo ao voluntariado do governo federal, em parceria com o ministérios da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e com a Secretaria de Governo da Presidência da República.

Já o Transforma Brasil atuará nas iniciativas de voluntariado. A plataforma digital de engajamento civil conta com mais de 500 mil voluntários cadastrados.

O Pátria Voluntária é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e tem um conselho presidido pela primeira-dama Michelle Bolsonaro. Mais de trezentas instituições já se cadastraram no programa.

“Para vencermos precisamos permanecer no caminho do acolhimento, do voluntariado e do amor”, disse Michelle Bolsonaro ao discursar durante a solenidade (Agência Brasil/Carolina Antunes)

- Para vencermos precisamos permanecer no caminho do acolhimento, do voluntariado e do amor - disse Michelle. Durante seu discurso na cerimônia desta segunda-feira, em Brasília, a primeira-dama agradeceu às Casas Bahia, primeira empresa a se engajar no projeto, pela doação de mil camas e mil colchões.

Na semana passada, o governo federal já havia lançado o projeto Arrecadação Solidária, para receber doações em dinheiro para ações de apoio a grupos vulneráveis da sociedade.

Edição: Kleber Sampaio – Agência Brasil

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir