Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Equipe da Assistência Social ajuda no acesso aos benefícios

24 de abril de 2020

Crescem pedidos por alimentos na Assistência Social

Equipe da Assistência Social ajuda no acesso aos benefícios

Diariamente, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Não-Me-Toque vem recebendo pedidos da população, solicitando acesso a alimentos e, também, para conseguir o Auxílio Emergencial de R$ 600,00 durante três meses, disponibilizados pelo governo federal para trabalhadores autônomos, empregados sem carteira assinada, microempreendedor e contribuinte individual. Até quarta-feira (22), 660 pessoas tinham solicitado ajuda para ter acesso ao aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Desde o dia 30 de março, mais de 200 sacolas de alimentos foram entregues a famílias com alguma necessidade alimentar. Os alimentos são adquiridos com recursos da própria secretaria, campanhas realizadas por pessoas e entidades do município, além de doações individuais.

No mês de abril a Secretaria registra até 30 pedidos de cesta básica por dia, quatro vezes mais solicitações que no período antes da pandemia.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Malaquias, no atual ritmo, a projeção é de que 800 pessoas possam pedir auxílio. No entanto, o número real deve passar disso, pois muitas pessoas buscaram o auxílio por conta.

- Estamos ajudando as pessoas a fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial nos próprios computadores da Assistência – comentou a secretária, com o objetivo de colaborar com quem encontrou alguma dificuldade.

A assistente social Fabiane Galvagni, na data da entrevista (20 de abril), informou que o do Tribunal Federal da Primeira Região (TRF-1) dispensou a necessidade de regularização do CPF na Receita Federal, problema que vinha impedindo muitos de obter acesso ao auxílio. Porém, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou a liminar. Segundo governo federal, a regularização do documento evita fraudes. A inscrição ao auxílio segue até junho.

Quem se cadastrar no mês de junho receberá o valor retroativo dos meses anteriores. O beneficiário do Bolsa Família também tem direito a receber, mas não pode acumular o benefício.

- É importante que os beneficiários do Bolsa Família e demais benefícios sociais cadastrados no Cadastro Único mantenham atualizados seus dados na secretaria – lembrou Galvagni.

Desta forma, a família com vulnerabilidade terá acesso ao benefício que se encaixa. Estão excluídos do auxílio emergencial funcionários públicos, quem recebe seguro desemprego e Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentado e pensionista. A mulher que sustenta a casa sozinha tem direito a R$ 1.200.

O prazo do auxílio poderá ser prorrogado caso seja necessário. A Caixa acredita que até hoje, 42 milhões de pessoas receberão benefício. O Ministério de Desenvolvimento Social projeta atingir total de 75 milhões de pessoas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir