Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo limpo
18°
5°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Agronegócios

Programa de infraestrutura rural retoma construção de açudes em maio

Programa de infraestrutura rural retoma construção de açudes em maio
Em Uruguaiana, reservatório foi construído para animais beberem água - Foto: Divulgação / Seapdr
30.04.2020 17h26  /  Postado por: helaine

Em Uruguaiana, reservatório foi construído para animais beberem água – Foto: Divulgação / Seapdr

A construção de açudes pelo Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), será retomada em maio, após redução do ritmo dos trabalhos em março, em razão da pandemia da Covid-19.

Em reunião por videoconferência, no dia 28/4, foi emitida ordem de serviço para a empresa Casa Nova construir 60 açudes nos municípios de Encruzilhada do Sul, Canguçu, Santana do Boa Vista, São Lourenço do Sul, Amaral Ferrador e Turuçu.

As obras do programa são viabilizadas com R$ 6 milhões do Fundo de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), e se iniciaram em 2017. De um total de 1,6 mil açudes previstos, 1.141 já foram entregues, com projetos técnicos elaborados pela conveniada Emater e execução do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da Seapdr, em 15 lotes.

Os açudes são construídos em propriedades da agricultura familiar, com capacidade média de 3 mil metros cúbicos, para irrigação de plantações, criação de peixes, dessedentação animal e outros usos, favorecendo a diversificação da produção na propriedade familiar. Nesse processo, o corpo técnico da Seapdr é responsável pela análise documental, por vistorias nas propriedades e a fiscalização das obras.

A distribuição dos projetos no Estado foi baseada em informações técnicas, como precipitação pluviométrica, índice de desenvolvimento regional e histórico de projetos elaborados por Coredes. A escolha dos agricultores beneficiados foi feita a partir de reuniões dos conselhos municipais de agricultura.

– Obras de armazenamento de água são uma demanda de diversas regiões do Estado, para as mais diversas atividades – afirma o secretário da Agricultura, Covatti Filho. O trabalho melhora a infraestrutura do meio rural, incentivando o desenvolvimento da agricultura familiar, a permanência do homem no campo, com mais rentabilidade na produção.

O engenheiro agrônomo André Borba Afonso, servidor do Dinfra, é responsável pelo acompanhamento do projeto. Em março, Afonso esteve em Uruguaiana para vistoriar o açude construído na propriedade de Edvar Salgueiro, que utiliza a água para dessedentação animal.

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.