Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

2 de maio de 2020

Saques do Auxílio Emergencial podem passar de 1 mil em Não-Me-Toque

Por: Felipe Keller - Jornal A Folha - A Folha do Sul.com.br

Desde o dia 27/04, iniciaram em todo país os saques do Auxílio Emergencial de R$ 600,00 para trabalhadores autônomos, empregados sem carteira assinada, microempreendedor e contribuinte individual. Os saques acontecem através de um calendário escalonado. Segundo informações da agência da Caixa Econômica Federal de Não-Me-Toque, há uma média de 300 saques por dia. A estimativa é de que sejam atendidas mais de mil pessoas na primeira de três parcelas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social ajudou mais de 600 pessoas a realizar o cadastro pelo aplicativo. Pessoas que não têm acesso à internet ou que têm dificuldade de lidar com a tecnologia digital.

Também está ocorrendo o saque do fundo de garantia, Bolsa Família e seguro desemprego. O banco está fazendo controle de entrada e saída de pessoas para evitar aglomerações no acesso aos caixas eletrônicos.

A primeira parcela dos saques será concluída no dia 4 de maio, para os nascidos em setembro e outubro; 5 de maio, nascidos nos meses de novembro e dezembro. De forma escalonada.

Caixa Federal em nota a impressa

A Caixa comunicou que o auxílio emergencial do governo federal já “contabiliza 50 milhões de pessoas beneficiadas”. Que o escalonamento foi “pensado justamente para evitar a busca massiva às agências” e “evitar aglomerações”.

A nota justiça que as “grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento”.

Segundo levantamento da Caixa, apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco na segunda-feira (27/4) tinha direito ao saque na referida data.

Outra dificuldade deu-se com o acesso ao aplicativo Caixa Tem, que registrou milhões de acessos. Em outra nota, a Caixa disse que “metade é de usuários que não tem direito ao Auxílio Emergencial”. A orientação é para que somente acessem o aplicativo as pessoas que se encaixam no auxílio.

Liberação do saque

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

4 de maio – nascidos em setembro e outubro

5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir