Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Com idades gestacionais diferentes, os irmãos Felipe e Eduardo foram concebidos com cerca de duas semanas de diferença do irmão mais novo Isaac

18 de maio de 2020

Caso raro, trigêmeos com idades gestacionais diferentes que nasceram no Hospital de Clínicas se reuniram novamente no dia 17 de maio

 

A descoberta de uma gravidez é um dos momentos mais aguardados por muitos casais. A gestação traz consigo novas descobertas e a mudança da rotina familiar para a chegada do novo integrante. Para o casal Cassiane Barcelos Oliveira e Cleber Franco, a intensidade desta descoberta foi triplicada pelos irmãos Felipe, Eduardo e Isaac.

- É um amor triplicado - define a mãe Cassiane, que juntamente ao pai Cleber puderam reunir novamente a família após mais de sessenta dias de internação hospitalar. Os trigêmeos Felipe, Eduardo e Isaac nasceram no Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo no dia 12 de março e tiveram o acompanhamento e cuidados da equipe da UTI Neonatal da instituição. Neste domingo (17), os pais e irmãos reencontram o caçula Isaac, último dos trigêmeos a receber alta hospitalar.

Com idades gestacionais diferentes, os irmãos Felipe e Eduardo foram concebidos com cerca de duas semanas de diferença do irmão mais novo Isaac

Com idades gestacionais diferentes, os irmãos Felipe e Eduardo foram concebidos com cerca de duas semanas de diferença do irmão mais novo Isaac, surpreendendo os pais Cassiane e Cleber. Este caso é considerado raro pelos médicos, ocorrendo em um caso para uma incidência de cerca de seiscentas mil gestações.

- É um caso muito raro e se chama superfetação. A recuperação de todos é uma grande conquista, isso demostra toda a tecnologia do Hospital para conseguir dar suporte a uma gravidez de duas idades gestacionais - conta o médico obstetra do Hospital de Clínicas, Dr. Luiz Tadeu Barros Pereira, que realizou o parto dos trigêmeos e acompanhou parte da gestação.

Eduardo e Felipe nasceram com 1.405g e 1.390g e receberam alta hospitalar no dia 16 de abril. Isaac nasceu com 1.100g e necessitou receber os cuidados da equipe da UTI Neonatal do HC por trinta dias a mais do que os irmãos, retornando para casa neste domingo (17) com 2.030g. “Se houve êxito foi graças a toda a equipe e a estrutura hospitalar que nos proporcionou o atendimento padrão para que eles fossem embora com saúde e plenamente recuperados das patologias com que eles nasceram” afirma o médico pediatra do HC, Dr. Luiz Antônio Ecker, que também acompanhou os trigêmeos.

Família completa

Residentes em Palmeira das Missões, município distante 131km de Passo Fundo, Cassiane e Cleber aguardavam ansiosamente pelo momento de completar a família. O desejo de aumentar a família acompanhava o casal há cerca de oito anos e meio e após um procedimento de fertilização in vitro receberam a notícia da chegada do primeiro filho, no entanto, no decorrer da gestação o embrião se dividiu em dois, gerando gêmeos univitelinos (idênticos). E as novidades continuaram chegando para a nova família:

- Esse embrião se dividiu em dois, nascendo os gêmeos idênticos Felipe e Eduardo e no mesmo mês eu engravidei naturalmente de mais um bebê, o Isaac, que estava em outro saco gestacional, por isso possui uma idade gestacional menor - contou a mãe.

A concepção de Isaac ocorreu em momento diferente daquela dos irmãos, por isso, são consideradas idades gestacionais diferentes durante a gestação da mãe Cassiane.

- No final de tudo valeu a pena - relatou o pai.  - Depois de sessenta e cinco dias de UTI, é gratificante. A gente só tem a agradecer a equipe, a Deus principalmente, toda a equipe de médicos, Dr. Clóvis [médico obstetra que acompanhou a gestação], Dr. Luiz Tadeu, Dr. Ecker, toda a equipe de enfermagem da UTI Neonatal por cuidar destes meninos como se fossem seus próprios filhos.

A felicidade da família ficou completa no domingo (17 de maio). A despedida da equipe da UTI Neonatal foi emocionante e cheia de carinho.

- Esse reencontro agora e poder levar os três pra casa é de muita alegria e muita felicidade - completou a mãe Cassiane.

Natieli Batistela - Jornalista
Comunicação - Hospital de Clínicas de Passo Fundo
A felicidade da família ficou completa no domingo (17 de maio). A despedida da equipe da UTI Neonatal foi emocionante e cheia de carinho

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir