Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Depósito irregular mostra que a educação ambiental continua sendo um grande desafio para o cidadão

5 de junho de 2020

Coleta de eletrônicos não está descartada apesar da pandemia

Por: Felipe Keller

Hoje, 5 de junho, é lembrado como Dia Mundial do Meio Ambiente. A data e o mês de junho sempre foram caracterizado por um período de ações de conscientização, preservação, concursos, palestras e campanhas. Com a pandemia do novo coronavírus a atenção ao meio ambiente pode ficar relativamente menor sem as atividades de mobilização organizada pelas empresas, escolas e o poder público.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Paulo Nienow, não está descartada a realização da coleta de lixo eletrônico que poderá acontecer a partir de julho, ou alguma data no segundo semestre.

- Estamos recebendo muitas ligações para saber quando será realizada a campanha, mas não há possibilidade em junho – confirmou secretário.

Lixo orgânico passa de 200 t no mês

Em relação aos serviços prestados à população, o caminhão de lixo recolhe mais de 200 toneladas de lixo orgânico por mês. Segundo informações do setor de compras da prefeitura, os não-me-toqueses geraram em abril 248,08 toneladas. De 9 de dezembro de 2019 a 27 de janeiro de 2020 foram 364,53 toneladas. O mês de fevereiro acúmulo de 242,16 toneladas, e março, 213,46 toneladas. A pesagem de maio fechou em 239,80 toneladas.

O lixo é levado a Victor Graeff, depositado na Companhia Rio Grandense de Valorização de Resíduos (CRVR), especializada no destino final dos resíduos sólidos urbanos.

O lixo seco é levado em uma estrutura alugada, aqui em NMT, para a triagem. A empresa Novo Mundo, de São Luiz Gonzaga, é a responsável de recolher o lixo semanalmente de segunda a sábado. Não havia exigência no contrato para informar a quantidade de lixo seco recolhido. A empresa Novo Mundo, segundo o setor de Compras da Prefeitura, passará os quantitativos na próxima semana.

O cidadão pode fazer a sua parte diariamente colaborando com meio ambiente, dividindo o lixo conforme o dia especifico.

Depósito irregular mostra que a educação ambiental continua sendo um grande desafio para o cidadão

Coleta seletiva

Lixo Orgânico: segundas, quartas, quintas e sábados (restos de comida, lixo de banheiro, erva-mate).

Lixo Seco: terças e sextas-feiras (papel, papelão, isopor, metais, plástico, embalagem, longa vida).

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir