Domingo, 09 de Agosto de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 54 9 9932 7709
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
25°
11°
22°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Educação

Família e Escola em tempos de pandemia – como anda esta relação e como estamos lidando com nossas emoções?

Família e Escola em tempos de pandemia – como anda esta relação e como estamos lidando com nossas emoções?
01.07.2020 13h45  /  Postado por: helaine

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano, realizou um evento ao vivo com o professor Elton Fischer, no dia 25 de junho, às 19h30min, abordando o tema: “Família, Escola e relações em tempos de Pandemia: como anda sua inteligência emocional”? Este evento teve a participação de toda a comunidade escolar, valendo formação continuada, dentro do projeto “Nesta Escola a Família também estuda”.

No evento, o professor abordou a questão das relações entre a família e a escola em tempos de Pandemia, pois escola e família estão enfrentando um grande desafio, de não deixar a educação parar e dar continuidade a este processo. Ambas precisam fazer isso juntas, para que possam gerar parcerias efetivas e afetivas, e que estas possam gerar frutos. A parceria é essencial neste momento em que estamos vivendo e precisamos estabelecer uma boa comunicação em prol da aprendizagem dos nossos alunos.

O palestrante da noite também relatou que a pandemia nos trouxe grandes mudanças comportamentais em relação a tecnologia, pois estamos vivendo um período de transformação tecnológica. Esta tecnologia está sendo nossa aliada contínua, e com certeza, mesmo com o retorno das aulas presencias, continuará sendo, e ainda mais forte. Sabemos que esta revolução tecnológica veio para ficar e nos auxiliar muito neste momento, principalmente no aspecto educacional.

A pandemia também nos faz refletir sobre nossas emoções, medos, tensões e aprendizagens novas que estamos adquirindo e que não estávamos preparados para isso. Além disso, nos faz estabelecer novos conceitos e novas prioridades para nossa vida, buscando um novo propósito e estabelecendo o que realmente é essencial, como a saúde, a empatia, o acolhimento e a amorosidade entre as pessoas.

O professor colocou também sobre um aspecto muito importante, em meio à crise que estamos passando. Fez alguns questionamentos referentes à nossa inteligência emocional e como estamos lidando com nossos medos, angústias, incertezas, estresses e ansiedades gerados pela crise mundial que estamos enfrentando. Comentou ainda que, com esta pandemia, tivemos que sair da nossa zona de conforto, da segurança, do domínio do espaço da sala de aula, enfrentando a zona do medo, da incerteza, realizando atividades remotas por meio do uso da tecnologia, apesar de muitos de nós ainda não dominar totalmente. Mas estamos sendo desafiados e aprendendo outras formas de ensinar, utilizando diferentes aplicativos e ferramentas digitais, desenvolvendo assim novas habilidades e resoluções de problemas.

Texto: Equipe Diretiva EMEF Valdomiro Graciano
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.