Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

8 de julho de 2020

UPF está entre as melhores universidades da América Latina

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe. Pela primeira vez, a Instituição integra o Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados rankings de universidades do mundo. A UPF figura na posição 101-125 de um total de 166 instituições, tendo se destacado no quesito citações. O Brasil é o pais com o maior número de representantes no ranking, com 61 instituições listadas, seguido pelo Chile com 30 e a Colômbia com 23.

Os resultados foram divulgados nessa segunda-feira, 7 de julho, durante o Fórum Latino-Americano promovido pela THE, que neste ano estava programado para acontecer em São Paulo, mas devido à pandemia aconteceu pela primeira vez virtualmente. O evento reuniu dirigentes de instituições de ensino superior de todos os 13 países para discutir a atuação das universidades na pandemia da covid-19 e os seus impactos para o futuro.

Fundado em 2004, o Times Higher Education (THE) é um dos mais conceituados rankings de universidades do mundo criado na Inglaterra a partir de uma iniciativa do jornal The Times que hoje tomou uma dimensão própria. O ranking está baseado em 13 indicadores de desempenho distintos que cobrem as áreas essenciais das universidades compreendidos em cinco grandes categorias: ambiente de ensino; volume, receita e reputação da pesquisa; citações; inserção internacional; e resultado na iniciativa privada.

Para a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o resultado reafirma a excelência acadêmica da UPF e mobiliza a Instituição para continuar qualificando o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a internacionalização e o compromisso social. Conforme a professora, esse reconhecimento internacional reitera o papel e o compromisso, enquanto Universidade, que contribui decisivamente para o crescimento econômico e o desenvolvimento social de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “Estar entre as universidades em destaque na América Latina por este ranking é motivo de orgulho não apenas para os estudantes, professores e funcionários da UPF, mas para toda a comunidade regional”, ressalta.

Como é feito

Anualmente, o THE avalia mais 1800 universidades ao redor do mundo e conduz pesquisa de reputação com mais de 21 mil acadêmicos, listando as mil melhores colocadas todos os anos. Além disso, o ranking da THE analisa, todos os anos, mais de 77,4 milhões de citações em mais de 12,8 milhões de artigos científicos a partir do banco de dados Scopus da Elsevier (uma das maiores editoras científicas do mundo, parceira na elaboração do ranking) sempre em um período de cinco anos.

O ranking das universidades da América Latina é um dos rankings derivados que lista as principais universidades da região da América Latina e Caribe. O ranking está baseado nos mesmos 13 indicadores de desempenho que servem de base para o ranking mundial, mas os pesos dos indicadores são recalibrados para refletir as características das universidades latino-americanas.

Além de servir como um guia de referência mundial para estudantes, o ranking da THE também é utilizado na gestão das instituições para constituir seu planejamento estratégico e por entidades governamentais para monitorar suas políticas de educação

Confira o ranking completo acessando aqui.

*UPF 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir