Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

O não-me-toquense Daniel Saueressig tem formação em técnico e engenharia florestal e está na terceira obra sobre plantas brasileiras, resultado de suas pesquisas.

17 de julho de 2020

Daniel Saueressig lança obra sobre plantas ornamentais do Brasil

Em 436 páginas, retratando 400 espécies botânicas com informações textuais e 1.580 fotografias, material luxuoso, encadernação em capa dura e impressão policromática. Assim dá para descrever a obra do técnico e engenheiro florestal, com mestrado em conservação da natureza, trabalhando na identificação de plantas e Dendrologia há 16 anos, Daniel Saueressig, resultado de pesquisa em campo e lançada recentemente.

O livro que dá início à série Plantas do Brasil – Espécies Ornamentais, abrange inicialmente 400 ervas, arbustos e trepadeiras cultivadas em vasos, floreiras e jardins no Brasil. É o resultado de vários anos de estudos, pesquisas e inúmeras expedições botânicas realizadas em território nacional.

A obra tem como objetivo proporcionar um fácil reconhecimento das espécies através de imagens detalhadas e fornecer informações sobre suas características, ecologia, métodos de propagação e cultivo, auxiliando a todos que se dedicam ao paisagismo, jardinagem e botânica em geral, tanto profissionais como os demais interessados no tema, que admiram a beleza e o vasto universo das plantas.

Trata-se de uma nova série, que abordará as plantas ornamentais, tanto as nativas como as exóticas, que crescem livres nos jardins ou são mantidas em espaços reduzidos e recipientes, desde que se destaquem pelo florescimento, aspecto da folhagem ou arquitetura peculiar.

Cada espécie é apresentada em uma página única, contendo fotos e texto informativo. O texto contempla desde o nome científico atualmente válido e seus variados nomes populares, até aspectos ecológicos, de multiplicação ou peculiaridades no manejo.

Os nomes populares, variáveis e muitas vezes imprecisos, que as pessoas “batizaram” e que foram passando de geração para geração através da cultura popular, são apresentados na parte inicial do texto e no final do livro compõem um “Índice Remissivo”, que permite a consulta até mesmo por leigos, que desconhecem seus estranhos e complexos nomes científicos.

As fotografias são autorias, obtidas em campo e nas condições naturais de luminosidade, procurando por padrão retratar aspectos que favoreçam seu fácil reconhecimento.

Interessados podem fazer contato com o autor, Daniel Saueressig pelo 42 98830-5956 (telefone e WhatsApp).

Mais informações também no Facebook Plantas do Brasil, onde os comentários reconhecem a qualidade da obra.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir