Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Professor encontrou em Carlos Barbosa os não-me-toquenses que estão na ACBF durante as aulas presenciais da Pós-Graduação em fevereiro.

30 de julho de 2020

Professor Daniel Sebastiani faz especialização em Futsal com o treinador da Seleção Brasileira

Por Felipe Keller

O professor de Educação Física, Daniel Sebastiani, com mais de 32 anos atuando na profissão, está aperfeiçoando conhecimento na Pós-Graduação em Futsal Ensino e Treinamento, pela Amax Futsal/ Sogipa Famerco. Nas aulas a distância está descobrindo inovações com o mestrando e atual treinador da Seleção Brasileira de futsal Marquinhos Xavier. O curso tem uma equipe de docentes com seis doutores, considerados referência do futsal brasileiro e mundial, com ênfase sobre o futsal.

— A especialização aperfeiçoa tanto na parte tática, física, técnica e emocional, compõe-se de duas partes presenciais — informou durante entrevista ao programa Resenha, na Rádio A Folha 104,9 FM.

O primeiro encontro presencial aconteceu em fevereiro de 2020, durante dez dias em Carlos Barbosa, no ginásio da ACBF, com aulas teóricas e práticas. O segundo encontro, para cumprir as horas presenciais, está agendado para acontecer no mês de fevereiro do próximo ano. A especialização exige a entrega de um artigo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), possivelmente, com a orientação do professor doutor Rogério da Cunha Voser, ex-jogador de futsal no Brasil, com atuação fora país, além de publicações de vários livros, artigos científicos, pesquisas e ensaios.

O professor comenta a especialização para adquirir múltiplos conhecimentos dentro do futsal:

— O aprendizado está sendo maravilhoso, pois estou tendo contato com todas as linhas de treinamento dos melhores treinadores do mundo, vendo que muitas das minhas referências teóricas do passado ainda devem ser aplicadas, também estão reforçando de onde tirei certas ideias, que colocadas em prática me renderam conquistas no âmbito municipal e estadual -  avalia Daniel, observando, ainda, que não deveria ter dado ouvidos a muitas críticas infundadas de pessoas que não tinham todo esse referencial teórico. 

O professor Daniel confessa que não tem uma linha de estudo preferencial, pois acredita que o esporte “necessita de todos os aspectos para uma formação de aluno, atleta ou cidadão mais consciente do seu papel social”.

Seu objetivo, após a conclusão da formação, é aplicar o conhecimento em clubes com projetos na formação de atletas, que não tenho somente o foco em conquista de títulos nas categorias iniciais, relevando a formação dos garotos para um segundo plano.

Daniel Sebastiani, entende que a maioria das pessoas não será atleta profissional, porém, pode gostar e praticar alguma atividade esportiva.

- Entendo que desta forma estarei contribuindo para termos uma sociedade com pessoas mais saudáveis e gestores esportivos mais conscientes. Continuarei a exercer meu papel da melhor maneira possível – finaliza.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir