Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

7 de agosto de 2020

Eleições municipais 2020 já movimenta a Justiça Eleitoral e partidos

Diante da pandemia causada pela Covid-19, as eleições municipais ganharam outras datas e estão marcadas para acontecer em 15 de novembro, o primeiro turno, e 29 de novembro, o segundo turno para cidades com mais de 200 mil eleitores. Em Não-Me-Toque também ocorrem algumas alterações.

Katiane Teresinha Worm, chefe do cartório da 117° zona eleitoral, destaca que está ocorrendo a equalização de algumas seções eleitorais, por parte do Tribunal Superior Eleitoral. Sendo assim, algumas seções devem ser extintas e incorporadoras a outras. A divulgação das alterações será ainda em agosto.

Outro ponto destacado é a convocação dos mesários, que neste ano deve acontecer a partir da segunda quinzena deste mês. Em relação ao calendário eleitoral, os partidos podem se reunir até o dia 31 de agosto, prazo limite para ocorrerem as convenções partidárias. Já o dia 26 de setembro é o prazo máximo para o registro das candidaturas e no dia seguinte (27), se dá início ao perídio de propaganda eleitoral, que segue até um dia antes da data prevista para o primeiro turno.

Uma novidade neste ano é o horário da votação que será estendido, em pelo menos uma hora, das 8h às 18h, em razão da pandemia de covid-19. A medida foi divulgada na quarta-feira (05), pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

 — E nós estamos igualmente definindo, com base em cálculos estatísticos e demográficos, a conveniência, ou não, de recomendarmos, não seria vinculante, que cada grupo de faixa etária votasse em um determinado horário — disse o ministro, em entrevista coletiva virtual.

MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA

Já é possível identificar através das redes sociais e até mesmo entre os atuais ocupantes de cadeiras no Legislativo e Executivo municipal a movimentação e organização para o pleito que se aproxima.

Na noite da terça-feira (3), o Progressistas de Não-Me-Toque definiu a nominata de pré-candidatos a vereador. São cinco mulheres disputando as 9 vagas na Câmara de Vereadores, junto com 9 homens. Os três vereadores do PP buscarão a reeleição. Os nomes ainda vão passar pela convenção partidária.

Os demais partidos ainda não divulgaram suas coligações para o Executivo e nomes para o Legislativo.

Não-Me-Toque possui atualmente 8 partidos aptos e em torno de 12.784 eleitores.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir