Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: MetSul Meteorologia

9 de setembro de 2020

Temporais retornam ao Rio Grande do Sul com granizo

Por MetSul Meteorologia

A MetSul Meteorologia alerta para uma nova rodada de temporais no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e nas primeiras horas da quinta em razão de área de baixa pressão atmosférica que vai se deslocar pelo Estado rumo ao oceano.

Ao interagir com ar mais quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis, a baixa pressão vai determinar a formação de nuvens muito carregadas de temporal.

A instabilidade deverá se dar em dois momentos do dia. Primeiramente, entre o final da madrugada e de manhã nuvens carregadas vão se formar na Metade Norte do Estado e devem trazer chuva com risco de temporais isolados principalmente entre os vales, Grande Porto Alegre, Serra Gaúcha e o Litoral Norte. 

Da tarde para a noite, no segundo momento, novas nuvens carregadas se formam sobre diversas regiões gaúchas. A instabilidade da tarde e da noite tende a ser mais forte que a do começo do dia e atingir número maior de locais.

A MetSul, com base nas projeções dos modelos que mostram elevados valores de refletividade, adverte que deve se esperar chuva localmente forte hoje e um risco alto de granizo em cenário semelhante ao que se viu nas madrugadas de sábado e do domingo. A refletividade que é projetada pelos modelos (+55 dBz) sugere, inclusive, o risco de queda de granizo de mediano ou grande tamanho em pontos isolados. 

 

 

 

 

 

 

As regiões com maior risco de tempo severo com chuva localmente forte e granizo são o Centro e o Nordeste do Estado, o que inclui a Capital e região metropolitana. A instabilidade, além de chuva e granizo, deve vir com muitos raios e fortes a intensas trovoadas, não se descartando vento forte localizado. No decorrer da quinta o tempo melhora e o sol aparece com nuvens.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir