Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação

11 de setembro de 2020

Acendimento da Chama Crioula e abertura dos Festejos Farroupilhas será neste sábado em Não-Me-Toque

Por Roger Amaral 

O CTG Galpão Amigo abre neste fim de semana a programação dos Festejos Farroupilhas 2020. De maneira inédita, os eventos programados serão transmitidos online, uma forma de projetar a tradição gaúcha, como já diz o tema deste ano de 2020: “Gaúchos sem fronteiras”.

Respeitando todas às medidas sanitárias, vivendo em novos tempos, mas seguindo sempre aquele velho ideal, a cultura, gastronomia e música tradicionalista não vão ficar de fora desta edição. Para isso, a patronagem organizou e planejou uma vasta e diversificada programação, que acontece do dia 11 a 20 de setembro.

O lançamento da programação dos Festejos Farroupilhas em Não-Me-Toque aconteceu na manhã da terça-feira (8), virtualmente, com transmissão ao vivo por meio do perfil do CTG no Facebook e contou com a presença da cúpula organizadora.

Neste dia 12 de stembro , acontece o acendimento da Chama Crioula, às 11 horas, no Memorial São José, localizado no cemitério Católico. A centelha, que neste ano presta homenagem aos profissionais da saúde, será levada pelos cavalarianos até a sede do CTG para a fusão com o Fogo Simbólico da Pátria, às 11h30min. Juntos, formarão a Chama Crioula que será mantida acesa até 20 de setembro. A programação neste dia, ainda prevê o hasteamento das bandeiras, marcando assim a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas.

Durante à noite, está agendado o primeiro evento da culinária típica gaúcha, o tradicional e delicioso Matambre. Apenas para retirar no local e com reservas antecipadas.

Seguindo o cronograma, no dia 13 de setembro, domingo, às 9h, será transmitido o Culto Crioulo, na página do CTG Galpão Amigo no Facebook e também pelo Portal NMT.

No final do dia, está previsto mais um evento da gastronomia tradicionalista: o Café de Chaleira.  Interessados devem realizar a compra antecipada de cartões, pois será limitado e somente para retirada.

Por serem evento reduzidos, visando sempre o distanciamento social, a patronagem decidiu realizar mais uma noite do tradicional Matambre, na sexta-feira, 18 de setembro, também com venda de cartões antecipadas com membros da patronagem e pelo WhatsApp (54) 9.9981-2083.

Para encerrar, o churrasco de domingo, 20 de setembro, também será no formato pegue e leve. A compra dos cartões deve ser realizada antecipada, ao custo de R$ 60,00 o espeto.

Música

Além da culinária, a programação também reservou espaço para a música e declamação. Entre os dias 13 e 20, um programa produzido pela Rádio A Folha evidenciará a música tradicionalista com talentos locais e regionais. O programa será transmitido todos os dias das 18h às 19h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 12h aos domingos, pela TV A Folha no YouTube, com reprodução no Facebook e Rádio 104.9 FM.

A nossa cultura também terá espaço, é claro. Em parceria com A Folha, o CTG promove o concurso fotográfico “Orgulho de Ser Gaúcho”, para que as pessoas mandem suas fotos valorizando a nossa cultura, serão premiadas as três fotos com mais curtidas. Interessados em participar do concurso cultural devem enviar o seu registro para o WhatsApp (54) 9.96788242.

Toda cobertura dos Festejos Farroupilhas poderá ser conferida nas redes sócias do CTG Galpão Amigo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir