Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Divulgação.

21 de setembro de 2020

Fundo Mais Energia auxilia cooperantes em projetos de aumento de carga

Por Coprel

O Fundo Mais Energia contribui para o desenvolvimento dos cooperantes. Com este programa,  a Coprel participa financeiramente de projetos de aumento de carga, permitindo que os cooperantes tenham mais oportunidades de renda em suas propriedades ou empreendimentos.

Para acessar os recursos do Fundo Mais Energia,  o cooperante deve inicialmente comunicar a Coprel sobre a necessidade de  ampliar a carga de energia.  Em seguida,  a cooperativa elabora um projeto preliminar e  informa os custos de responsabilidade da Coprel (conforme a legislação da ANEEL) e o valor que o cooperante deverá pagar. No valor a ser pago pelo cooperante, a Coprel vai participar com 60%, limitado a um teto de R$ 50.000,00  para cada projeto. Os 40% restantes poderão ser financiados pelo cooperante por meio do convênio de cooperação entre Coprel e Sicredi, em até 60 meses. A Coprel paga também a metade da taxa de juros do financiamento. Para isto, o cooperante precisar ser associado do Sicredi. O Convênio de Cooperação também financia novas ligações de energia e projetos de internet rural da Triway Coprel Telecom.

O Fundo mais Energia possibilitou ao cooperante Sidney Vasconcelos, de Tio Hugo, a ampliação de sua agroindústria familiar. A empresa investiu em um escritório, fábrica e ponto de venda às margens da BR-386, próximo ao trevo de acesso de Ibirapuitã. Até então, a fabricação dos embutidos era feita de forma caseira, ainda na cidade de Ernestina.

Segundo o cooperante, sem o auxílio da Coprel eles não teriam como fazer o investimento em ampliações na rede e na troca de postes para ampliar o negócio da família.

A Mertz Produtos Coloniais produz variados tipos de embutidos como: salame defumado, linguiça colonial defumada, linguiça de carne suína, linguiça campeira de carne suína e a copa (produto que possui um tempo maior de maturação) que está em fase de testes, mas logo também entrará para a produção da agroindústria.

Estar presente na realização de pequenos à grandes negócios, auxiliando no crescimento dos cooperantes é o que move a Coprel a ser melhor a cada dia e continuar investindo em projetos e iniciativas de apoio ao desenvolvimento, como o Fundo Mais Energia.

Para saber mais sobre o apoio da Coprel aos projetos de aumento de carga, novas ligações e projetos de internet rural, informe-se pelo Discoprel, ligando gratuitamente para o número 116.

Confira o informe publicitário produzido com a família Mertz:

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir