Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

28 de setembro de 2020

Para acompanhar o debate, inscreva-se de forma gratuita no site da Expointer Digital

Por Coprel 

Agilidade, resolutividade, otimização do tempo e de custos, e mais de 25 anos de experiência na prestação de serviços de operação e manutenção usinas, linhas e subestações. Tudo isso caracteriza a Coprel Serviços, que conta com uma equipe qualificada para executar inúmeros trabalhos de manutenções em PCH’S (Pequenas Centrais Hidrelétricas), CGH’s (Centrais Geradoras Hidrelétricas), linhas de distribuição até 138 kV, subestações e vários equipamentos.

Para oferecer um serviço qualificado aos cooperantes, empresas e industrias em geral, os colaboradores recebem capacitações constantemente sobre normas ambientais e do trabalho. Somado a este conhecimento, contam com o suporte e equipamentos necessários para a manutenção e operação. Tudo isso, sob a supervisão de técnicos e engenheiros das áreas elétrica e mecânica, com experiência na operação remota, manutenção eletromecânica, hidráulica, automação, análise de falhas, seletividade e proteções.

Centro de Operação:

A Coprel Serviços conta com um Centro de Operação em Ibirubá/RS, que trabalha ininterruptamente, durante todas as horas do dia. Os profissionais que comandam este centro têm larga experiência na operação de sistemas elétricos de potência (geração, transmissão e distribuição e Telecom) garantindo segurança e confiabilidade para o empreendedor. Além disso, a operação compartilhada de vários empreendimentos traz ganho de escala, sinergia e redução de custos.

A integração dos empreendimentos ao Centro de Operação ocorre por meio de uma interface de comunicação e de conversão de protocolos entre os sistemas supervisórios das PCHs, CGHs e Subestações e o Centro de Operação. A Coprel Serviços oferece também os serviços necessários para esta integração.

O Centro de Operação faz o planejamento diário da geração dos empreendimentos, adequando a mesma, à disponibilidade hidrológica dos cursos d’água, visando o melhor aproveitamento possível da capacidade de geração, controlando o nível do reservatório e buscando garantir ou superar a energia assegurada do empreendimento. O Centro de Operação é ainda responsável pela intervenção e supervisão permanente das condições de operação dos empreendimentos, comandando partidas, paradas e alterações de carga das unidades, supervisionando todas as ocorrências registradas e acionando, quando necessário, os mantenedores responsáveis ou outros recursos disponíveis, no caso da ocorrência de alguma anormalidade. Os recursos especializados de manutenção da Coprel Serviços, sempre que autorizados pelos clientes, ou conforme contrato, são despachados diretamente pelo Centro de Operação, dando mais agilidade e menor tempo de parada para os empreendimentos.

Como funciona a operação remota, via Centro de Operação?

O Centro de Operação possui um setor de back office, que concentra todas as informações técnicas, operacionais e de geração e que também analisa e mantém os registros das ocorrências nos empreendimentos e em suas instalações de conexão e transmissão. Informações hidrológicas também podem ser concentradas, caso o cliente disponibilize as mesmas e necessite de controles específicos. É responsável igualmente pela interface de informações junto aos órgãos regulamentares, tais como ONS e ANEEL. Todos os dados coletados são também disponibilizados ao cliente por meio de relatórios mensais, que seguem padrões já utilizados pela Coprel Serviços.

O Centro de Operação supervisiona a operação das PCHs e CGHs em tempo real, analisando, registrando e controlando grandezas como:

• Frequência;

• Tensão;

• Coordenação de proteção;

• Desligamentos programados e intempestivos;

• Controle de geração e intercâmbios;

• Monitoramento da parcela de reserva de potência da PCH;

• Controle do reservatório;

• Ações de controle em situações de emergência.

Além da operação remota, a Coprel conta com operadores locais nas usinas, assegurando que as condições técnicas e de segurança estejam adequadas.

A Coprel Geração é responsável pela operação e manutenção de várias usinas que, somando suas capacidades, chegam a 74 MW (megawatts). Entre em contato para saber mais informações e receber o potfólio de serviços prestados: www.coprel.com.br/oem/solicite-contato. Ou então, envie um e-mail para: servicos@coprel.com.br

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir