Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

13 de outubro de 2020

Após três meses, RS volta a ter bandeira amarela nesta 23ª rodada do Distanciamento Controlado

Por Governo RS

Depois de três meses com rígidas restrições à circulação de pessoas, o modelo do Distanciamento Controlado volta a permitir as medidas mais brandas previstas no sistema de bandeiras criado pelo governo do Estado para reduzir o risco à vida em equilíbrio com as atividades econômicas durante a pandemia de coronavírus.

O mapa definitivo foi divulgado nesta segunda-feira (12/10) após análise do Gabinete de Crise do único pedido de reconsideração à classificação preliminar, que foi indeferido. Veja o mapa da 23ª rodada em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

A partir desta terça-feira (13/10) até a próxima segunda (19), as regiões Covid de Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas, as únicas a apresentarem risco epidemiológico baixo, poderão adotar os protocolos de bandeira amarela.

A última bandeira amarela no mapa do Distanciamento Controlado havia sido na oitava rodada, entre 30 de junho e 6 de julho. Agora, na 23ª semana do modelo, o Estado apresenta, além das três bandeiras amarelas, as outras 18 com laranja (risco epidemiológico médio).

O único pedido de reconsideração encaminhado nesta rodada, do município de Três Arroios, que integra a região de Erechim, para passar de bandeira laranja para amarela foi indeferido, porque o modelo de Distanciamento Controlado não prevê a possibilidade de recursos buscando que uma cidade, isoladamente, alcance uma bandeira de menor risco epidemiológico à classificação atribuída pelo mapa. Entre os indicadores do modelo está a capacidade de atendimento de saúde tanto da região Covid como da macrorregião.

Erechim está com bandeira laranja, mas integra as 18 regiões que estão no sistema de cogestão e já adotam protocolos alternativos e menos restritivos às bandeiras definidas pelo Estado. Apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba ainda não aderiram à cogestão.

As regiões em cogestão classificadas em bandeira laranja podem adotar regras de bandeira amarela, desde que enviem os seus protocolos ao governo e obtenham aprovação. No entanto, a cogestão não altera as cores do mapa definitivo.

Melhora nos indicadores

Em todo o Estado, se verificou uma estabilidade ou melhora na maioria dos indicadores monitorados pelo Distanciamento Controlado, como registros de novas hospitalizações (-29%) e óbitos (-7%). Houve estabilidade no número de internados por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou por Covid-19 em UTIs e um leve aumento nos internados com Covid-19 em leito clínico.

Mesmo contabilizando pacientes internados por outras causas, os números apontam leve queda na quantidade de UTIs ocupadas. A manutenção do total de leitos de UTI se traduziu em leve aumento na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19.

A melhora de indicadores tem sido verificada nas últimas três rodadas. Na 21ª, todas as 21 regiões foram classificadas em laranja, e na 22ª, somente a região Covid de Santa Maria ficou em bandeira vermelha. A 23ª rodada, por sua vez, traz três regiões em bandeira amarela e 18 em bandeira laranja. Dos 497 municípios gaúchos, 284 não apresentaram registro de hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias.

Regra 0-0

Como não há regiões em bandeira vermelha, não será necessário, mais uma vez, aplicar a Regra 0-0, que permite com que municípios pertencentes a regiões classificadas em risco alto e que não tenham registro de óbito ou de hospitalização de moradores nos últimos 14 dias possam adotar regras da bandeira laranja.

Dos 417 municípios (9.912.608 habitantes, 87,5% do total) em bandeira laranja, 80 deles (10,3%, 1.165.152 habitantes) não apresentaram hospitalizações e óbitos nos últimos 14 dias.

Entre os 80 municípios (1.416.997 habitantes, 12,5%) em bandeira amarela, 54 (358.009 habitantes, 3,2%) não apresentaram hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias.

RESUMO DA 23ª RODADA

Regiões que apresentaram melhora (4):

VERMELHA > LARANJA

• Santa Maria (em cogestão): a região de Santa Maria conseguiu reduzir o nível de ocupação de leitos de UTI de uma semana para outra. Dos 37 pacientes confirmados por Covid-19 exigindo tratamento intensivo na semana anterior, o número caiu para 30 leitos na quinta-feira (8/10). O mesmo ocorreu para pacientes SRAG – recuo neste mesmo período de 40 para 35 internados em UTI. O registro de novas hospitalizações por coronavírus ao longo dos últimos sete dias totalizou 32 casos, quando na semana anterior o total era 51. A região ampliou de 26 para 33 o número de leitos de UTI livres.

LARANJA > AMARELA

• Bagé: a melhora em dois indicadores fez a região de Bagé retornar à classificação de bandeira amarela. Houve redução de nove para seis pacientes com SRAG internados em UTI de uma semana para outra, assim como queda de cinco para três no número de internados por Covid-19 em leitos clínicos.

 Palmeira das Missões (em cogestão): já com indicadores bastante positivos na semana passada, a melhora em um dos itens do modelo específico da região foi suficiente para que Palmeira das Missões ingressasse na bandeira amarela. A região registrou nove hospitalizações por Covid-19 na última semana, quando no período anterior chegou a 13 casos. Houve ainda redução de 14 para 12 no número de leitos de UTI ocupados por pacientes confirmados por coronavírus.

• Pelotas (em cogestão): a região de Pelotas registrou queda no número de hospitalizações por coronavírus nos últimos sete dias – de 39 casos para 21. O número de leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19 também caiu, de 24 para 18. Além disso, a melhor situação em dois indicadores da macrorregião Sul contribuiu para que a região recebesse bandeira amarela – houve queda de 46 para 42 leitos de UTI ocupados por SRAG na macrorregião e queda de 37 para 30 nos casos de pacientes internados em estado grave por Covid-19.

Regiões que permanecem iguais (17):

BANDEIRA LARANJA

- Cachoeira do Sul (em cogestão)
- Canoas (em cogestão)
- Capão da Canoa (em cogestão)
- Caxias do Sul (em cogestão)
- Cruz Alta (em cogestão)
- Erechim (em cogestão)
- Guaíba
- Ijuí (em cogestão)
- Lajeado (em cogestão)
- Novo Hamburgo (em cogestão)
- Passo Fundo (em cogestão)
- Porto Alegre (em cogestão)
- Santa Cruz do Sul (em cogestão)
- Santa Rosa (em cogestão)
- Santo Ângelo (em cogestão)
- Taquara (em cogestão)
- Uruguaiana

Região que apresentou piora (0):
- (Nenhuma)

• Clique aqui e acesse o levantamento completo da 23ª rodada do Distanciamento Controlado após o período de reconsideração.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir