Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

16 de novembro de 2020

Aliança empresarial cria ecossistema de inovação na região Norte do RS

Por Coprel 

A Coprel faz parte de uma nova iniciativa de empreendedorismo e inovação para trazer mais oportunidades de desenvolvimento para a região norte do Estado.

A Imed e oito grandes empresas se uniram para fomentar a geração de novos negócios na região Norte do Rio Grande do Sul. A iniciativa é baseada nos pilares de empreendedorismo de um dos locais mais conhecidos no mundo pelas tecnologias e geração de oportunidades: o Vale do Silício. A aliança empresarial reúne os principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil. Juntas, faturaram mais de R$ 15 bilhões e geram cerca de 21 mil empregos diretos e, agora, se dedicam a estimular novos empreendimentos de quem tem boas ideias.

A estratégia é fomentar o desenvolvimento de atividades altamente lucrativas e que resolvam demandas importantes em cada um dos segmentos aliançados. "Se já temos as empresas mais fortes de cada segmento na região, agora, unidas com a academia, não há barreiras para fixar um polo de inovação, com altíssima capacidade para impactar a matriz produtiva regional e a economia do Rio Grande do Sul", garante o presidente da Imed, Eduardo Capellari. A presidente do Hub de Inovação, Márcia Capellari, mobilizou nos últimos dois anos, nada menos que BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, Metasa e Oniz Distribuidora. Todos os CEOs destas empresas compõem o grupo gestor da aliança empresarial, ao lado da universidade.

"Já iniciamos as ações de inovação para dentro destas empresas. Inclusive com a incubação de startups na área da saúde e agronegócios, por exemplo. São muitas conexões que estamos fazendo para solidificar este movimento pela inovação. Não estamos trabalhando em um manifesto. Estamos transformando a cultura destas empresas, para que possamos gerar a partir daí, a inovação para todo o ecossistema e segmentos econômicos relacionados", garante Márcia. Para o gerente executivo de planejamento estratégico das Farmácias São João, André Menegazzo, o objetivo da aliança é construir sinergias que possam contribuir com o desenvolvimento da região.

O lançamento oficial da iniciativa privada será na próxima terça-feira (17) em Passo Fundo. No evento, estarão representantes das maiores empresas no estado, que atuam na região, além de empresários que já atuam em ambientes de fomento e desenvolvimento, como Daniel Randon, que representa o Transforma RS.

Fonte: Amanhã, disponível em: https://amanha.com.br/categoria/gestao/alianca-empresarial-cria-ecossistema-de-inovacao-na-regiao-norte-do-rs

TAGS: aliança, coprel

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir