Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

20 de novembro de 2020

RS: com estiagem alarmante, entidades do agro pedem socorro a Bolsonaro

Com quase 400 municípios em estado de emergência e previsão de quebra de 80% na safra do milho, gaúchos pedem crédito emergencial e aumento de estoques no estado

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 394 municípios decretaram estado de emergência causados pelos efeitos da seca e entidades gaúchas do agronegócio já enviaram um pedido de ajuda ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pedindo planos de ação para conter os prejuízos.

Federação dos trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do. Rio Grande do Sul (Fecoagro),  Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Farmurs) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) destacam ações onde  o governo federal pode ajudar a minimizar os efeitos da seca no estado.

Segundo as entidades, entre essas ações está a criação de uma linha de crédito de custeio de milho emergencial que não tenha impacto no risco bancário e no limite de crédito para permitir o produtor rural implantar outro empreendimento. Também se fala no aumento dos estoques de milho no estado com envio de pelo menos 100 mil toneladas para ser comercializado através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Há também pedido diretamente ao governo estadual como a criação de um programa de reservação de água e irrigação adequado à realidade das propriedades rurais e da legislação ambiental; desoneração dos equipamentos de irrigação; reabertura do programa troca-troca de milho safrinha e antecipação da abertura do programa forrageiras. O documento enviado ao gabinete do presidente da República já foi encaminhado para o ministério da Agricultura.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir