Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

26 de novembro de 2020

A inovação que se espalha pelo campo

Por Universidade de Passo Fundo 

Já pensou em controlar as áreas da agricultura, pecuária e financeiro da propriedade rural em um único sistema? Os irmãos Alex e Arthur Becker pensaram e foi com esse objetivo que fundaram a Agrare Gestor Rural. A empresa está sendo apoiada pela Rede de Inovação Conecta UPF, estando incubada no Parque Científico e Tecnológico desde o início de novembro.

Conforme Alex Becker, a empresa está há dois anos no mercado. “A Agrare surgiu da dor de diversos produtores que não se adaptavam com as soluções existentes no mercado até então para gestão de suas fazendas. Com isso, criamos a Agrare Gestor Rural, que vem para facilitar a gestão das fazendas, dando início a empresa que hoje tem como foco a especialização em desenvolver soluções e softwares para o agronegócio”, contou Alex.

A Rede de Inovação Conecta UPF é composta pela Agência de Inovação, pelo Parque Científico e Tecnológico, pela Incubadora de Empresas e pela Rede Analítica. A Rede atua como promotora da inovação na região norte do Rio Grande do Sul, auxiliando empreendedores e empresas no desenvolvimento de projetos e tecnologias. “A aceitação dos nossos produtos a nível nacional está sendo mais que positiva. Viemos da incubação na cidade de Alegrete, no Parque Tecnológico do Pampa, e por decisões estratégicas, iniciamos um ciclo de parceria com a incubação no UPF Parque, que, por meio de toda sua expertise e rede de contato, auxiliará e muito na nossa projeção de crescimento para 2021”, pontuou Alex.

Revolução no campo

A incorporação de novas tecnologias provocou uma verdadeira revolução no campo e a cada dia surgem soluções inovadoras. As novas tecnologias promovem maior produtividade, reduziram desigualdades e criaram novas oportunidades para os jovens e para os produtores rurais. “Inovar por si só é um passo difícil, porém obrigatório para pessoas e empresas que desejam algo a mais. E no nosso segmento não é diferente. Os produtores estão começando a enxergar que a inovação e a tecnologia são algo que vêm para auxiliá-los no dia-a-dia, e a procura por soluções vem crescendo cada vez mais”, destacou Alex Becker.

Auxílio aos produtores rurais

A Agrare desenvolveu três produtos que auxiliam os produtores rurais sendo: App Agrare Gestor Rural, que possui diversas ferramentas e processos para ajudar o produtor a realizar toda a gestão de sua fazenda; App Gado Bom, em parceria com uma empresa da fronteira, que auxilia na compra e venda de gado, máquinas agrícolas e propriedades rurais; App Pampa S, desenvolvido em conjunto com o Sicredi e a Universidade Federal do Pampa, que funciona como um portal de conteúdos sobre o agronegócio e visa agregar conhecimento ao produtor.

Quer saber mais sobre a Conecta UPF?

Atualmente a Rede de Inovação Conecta UPF conta com 11 empresas residentes, 11 empresas incubadas e 4 empreendedores pré-incubados. Aliás, em 5 anos de atividades da incubadora de empresas, já foram 26 as empresas graduadas. Além disso, no período 2019-2020 foram realizados 25 projetos colaborativos com empresas, voltados para a realização de pesquisa em parceria. Outro dado relevante diz respeito às propriedades intelectuais: são 60 softwares registrados, 29 patentes já depositadas e 4 cultivares protegidas. A Conecta UPF conta ainda com 150 estudantes da Universidade que atuam junto às empresas, projetos e ações de inovação. Saiba mais sobre a Conecta UPF AQUI.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir