Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
26°
20°
26°C
Não-Me-Toque/RS
Alguns chuviscos
Ao Vivo:
Agronegócios

Plantio da soja ainda não está concluído e estiagem castiga o milho

Plantio da soja ainda não está concluído e estiagem castiga o milho
Registro do produtor Alberto Souilljee no município de Chapada.
27.11.2020 14h29  /  Postado por: A Folha

Os últimos dias com predomínio de tempo seco possibilitaram avanços das lavouras de soja em algumas regiões do Estado, favorecidas pela presença de chuvas esparsas que recompuseram a umidade dos solos. De acordo o Informativo Conjuntural, produzido e publicado pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, a implantação da cultura já chega a 50% no Rio Grande do Sul, estando toda ela em desenvolvimento vegetativo.
O tempo seco que predomina na maioria das regiões do Estado segue dificultando o avanço dos plantios e afeta o desenvolvimento do milho. O plantio alcança 80% das áreas estimadas para esta safra. No Estado, já passa de 500 comunicações de ocorrência de perdas para cobertura do Proagro.

A forte estiagem que atinge grande arte dos municípios gaúchos também se faz sentir em Não-Me-Toque e região. Nesta semana, muitas manifestações de desesperança e foram publicadas nas redes sociais.

O deputado federal Jerônimo Gorgen (PP/RS), reproduziu o depoimento de um agricultor de Novo Machado, que retrata o drama que o clima gera no nosso Rio Grande e que se estende desde o ano passado: “Trigo a geada colheu. Foi só picar a palha. Milho agora a seca levou. Já era estar com a soja praticamente plantada. Mas sabe Deus quando.”

O produtor rural Adriel Knaak comentou na publicação do deputado que falta material de irrigação no mercado. “O que tem custa uma fortuna, mas não estamos nem encontrando material mais. O jeito é deixar morrer tudo e salve-se quem puder. Esse ano, muitos não vão tirar nem pra semente que compraram.”

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.