Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

30 de novembro de 2020

Fique de olho nos Animais Peçonhentos

Por Ascom Prefeitura NMT

O calor favorece o aparecimento de animais peçonhentos e, quem vive perto de áreas verdes, terrenos baldios e cheios de lixo, precisa ficar atento para evitar acidentes.

Acidentes com aranhas e escorpiões ocorrem durante o ano todo. Já com serpentes e lagartas urticantes (bicho cabeludo) acontecem mais no verão, por conta do comportamento desses animais. Eles copulam na primavera e ficam mais ativos na época de calor.

 CUIDADOS

Mantenha o pátio e o jardim limpos para afastar o aparecimento de ratos, que são alimento para cobras. Evite acumular lixo em casa para não atrair baratas, que são alimento de escorpiões. Coloque tela nos ralos.

  • Sacuda lençóis, roupas, cobertores e olhe bem os sapatos antes de calçá-los.

 FIQUE ALERTA

Aranhas

  • Caranguejeira: cor marrom-escura, coberta de pelos, pode atingir até 25cm de comprimento das patas estendidas. Dificilmente pica. O que ocorre com mais frequência é uma dermatite pela ação irritante dos pelos.
  • Aranha-de-jardim: tem coloração acinzentada com desenho em forma de seta no abdome. O animal adulto mede entre 2cm e 3cm de corpo e 5cm a 6cm de envergadura das pemas. Habita campos e gramados. No local da picada pode ocorrer descarnação na pele.
  • Aranha-marrom: tem cor avermelhada, com abdome em forma de azeitona. Vive sobre cascas de árvores e nas residências. Só pica quando é amassada contra o corpo. No momento da picada, há pouca dor, mas de 12 a 24 horas após ocorre necrose.
  • Armadeira: tem cor marrom acinzentada. O animal adulto tem 3cm de corpo e até 15cm de envergadura das patas. Encontrada em terrenos baldios, sob cascas de árvores e até em casas. Éextremamente agressiva. Após a picada, ocorre dor intensa.

Escorpiões

  • Escorpião-preto: é o mais comum no Estado. Apresenta coloração preta ou marrom escura ou corpo escuro com patas marrom mais claras.

Serpentes

  • Jararaca: tem coloração marrom esverdeada, com desenhos na forma de “V” invertido em cor preta ou castanha escuro, cauda lisa. Pode medir aproximadamente 1m de comprimento. Ocorrem em todo o Estado. Na Capital, podem aparecer em áreas com mato, arborizadas. Se alimenta de ratos.
  • Cruzeira: tem coloração marrom, com desenhos na forma de gancho de telefone, com a borda branca. Pode medir aproximadamente 1m de comprimento. É encontrada em vegetação rasteira, perto de açudes e plantações.
  • Cascavel: apresenta coloração marrom-amarelada, com desenhos em forma de losangos mais claros no dorso e nas laterais. Pode medir aproximadamente 1m de comprimento. Apresenta chocalho na ponta da cauda. Aparece em locais mais altos, pedregosos, e picos de morro.
  • Coral-verdadeira: tem o corpo divido em anéis vermelhos, pretos e brancos ao redor de todo o corpo. Mede entre 70cm e 80cm, existe em Porto Alegre. Esconde-se em buracos, montes de lenhas e troncos de árvores.

Taturana

  • Apresenta coloração marrom-esverdeada, com cerdas em formato de pinheirinho verdes na base e preta nas pontas. E encontrada, durante o dia, no caule das árvores. À noite, sobe na copas das árvores para se alimentar.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir