Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

10 de dezembro de 2020

Acadêmicos da UPF produzem podcast sobre História da África e cultura afro brasileira

Por Universidade de Passo Fundo 

Nea onnim - Podcast dos estudantes do curso de História da UPF entrou nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, no ar. A produção surgiu a partir das atividades teórico-práticas da disciplina História da África, realizada pelos estudantes do segundo nível do curso, sob orientação da professora Dra. Gizele Zanotto. A proposta, segundo a professora, foi mobilizar estudos acadêmicos e divulgação ante o público em geral, articulando tecnologias acessíveis a todos os interessados. Os episódios são divulgados nas quartas e sextas-feiras pelo canal Nea Onnim.

O título do podcast deriva de um adinkra assante/ashanti, "Nea onnim não a sua, ohu", que significa que "aquele que não sabe, pode saber pela aprendizagem". Esse adinkra, conforme explica Gizele, é o símbolo da busca contínua pelo conhecimento, a educação ao longo da vida. “Também do direito inalienável dos povos ao patrimônio cultural da humanidade, a democratização do conhecimento, culturas, comunicação e tecnologias, assim como da busca do conhecimento privado e hegemônico e pelas mudanças do sistema de direitos de propriedade intelectual”, conceitua.

A proposta foi desenvolvida pelos grupos de estudantes ao longo do semestre. Juntos, eles escolheram um artigo acadêmico sobre o tema, produziram o roteiro, gravaram e editaram o material.

No primeiro episódio, publicado nesta quarta-feira (9), a equipe discute a histórica perseguição religiosa as religiões afro brasileiras no país. Os próximos capítulos abordarão temas como conflitos no Sudão, literaturas africanas, resistências na Bahia escravista, mestiçagem e cultura crioula em Angola e a importância do ensino de História da África para romper preconceitos, entre outros.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir