Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Reunião aconteceu na sexta-feira, dia 11

11 de dezembro de 2020

Coprel se reúne com Conselho Consultivo para apresentar investimentos e planejar o futuro

Reunião aconteceu na sexta-feira, dia 11

No ano de 2020 foi necessário se reinventar na forma de se comunicar, interagir, tomar decisões coletivas, e principalmente, de estar próximo uns dos outros, mesmo que distantes fisicamente. Desde o início da pandemia, a direção da Coprel se reúne com os conselheiros de administração e fiscal de forma online, para manter a segurança de todos e decidir em conjunto os investimentos da cooperativa, planejando o futuro de forma democrática e participativa.

A mesma metodologia online foi adotada para a maior reunião anual do Conselho Consultivo, realizada nesta sexta-feira, 11 dezembro, com a participação de mais de 100 conselheiras e conselheiros consultivos das 7 regiões de atuação da Coprel, do vice-presidente Elso Scariot, e do secretário Décio Floss diretamente de suas residências. Da coprel, o presidente, Jânio Vital Stefanello, conduziu a reunião e apresentou dados estatísticos, econômicos e sociais, e os investimentos deste ano na área de distribuição, geração e telecom.

Baixar na tarifa da conta

Na área de distribuição de energia, a Coprel conseguiu baixar a tarifa da conta de luz dos cooperantes, em virtude do leilão promovido no ano passado. Desde setembro deste ano, os cooperantes sentem o benefício da redução, em média, 8,36%. Para o próximo ano, também haverá redução. Ao todo, a redução da tarifa será, em média, de 20% nos dois anos. Dentro do plano de investimentos, a Coprel projeta investir até o final do ano R$ 43.566.044,10, sendo a Subestação Marau 2, o principal investimento da cooperativa em 2020.

Coprel Telecom

Na área de telecomunicações, a Coprel Telecom, que assumiu nova marca comercial em outubro, continua com seu propósito de ampliar sua área de atuação para conectar mais famílias e negócios em 37 municípios. A oferta de telefonia, de internet via fibra ótica, via rádio e via satélite está disponível nos municípios de abrangência da Coprel Energia, tão importante em época de pandemia para estudar, trabalhar e estar conectado à família e amigos.

Novos projetos de usinas

O presidente, Jânio Vital Stefanello, conduziu a reunião

Na área de geração, a Coprel direcionou seus investimentos em novos projetos de usinas, e nos empreendimentos que estão na fase final de conclusão de obras, como a CGH Igrejinha, entre Boa Vista do Cadeado e Jóia/RS, e da PCH Forquilha, entre Maximiliano de Almeida e Machadinho/RS. Estes investimentos de intercooperação com cooperativas e empreendedores geram resultados, que são aplicados nos programas sociais como Auxílio Pecúlio, Fundo Mais Energia e projetos de internet rural, essenciais para sustentar o equilíbrio entre o econômico e social da cooperativa. A nova unidade de negócios Coprel Serviços, alocada na Coprel Geração e Desenvolvimento, presta diversos serviços de operação e manutenção de usinas, linhas de transmissão e subestações para cooperantes e clientes externos.

Ampliação da rede trifásica

Dentre os programas sociais, destaque para o Fundo Mais Energia que, somente neste ano, possibilitou a construção de 350 quilômetros de rede trifásica. Neste ano, 597 famílias já ampliaram suas atividades: aviários, leite, irrigação, graneleiros e hortigranjeiros, abrangendo aumentos de cargas, novas ligações e redes de energia. O programa social Auxílio Pecúlio teve melhorias: o valor do benefício foi ampliado no mês de setembro, sem reajuste do valor descontado mensalmente na fatura de energia, que permanece em R$ 1,45.

Ouvir os associados

De acordo com o presidente Jânio Vital Stefanello, a pandemia apresentou inúmeros desafios, mas também oportunidades para se reinventar. “Reunimos nossa liderança de forma online para planejar a Coprel do futuro. Os conselheiros, diretamente de suas residências, nos trouxeram a realidade dos seus municípios para avaliarmos em conjunto a qualidade dos serviços da Coprel, e isso é importante para organizar e planejar nossos investimentos. A Coprel está crescendo, principalmente na área de internet, pois precisamos que nossos jovens estejam conectados. Queremos continuar entregando serviços de qualidade aos nossos cooperantes, e para isso é fundamental ouvirmos os nossos cooperantes e estarmos ao lado das famílias para seguirmos transformando desafios e oportunidades em aprendizado e crescimento”, disse o presidente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir