Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

16 de dezembro de 2020

Acompanhe o alinhamento entre Júpiter e Saturno com a UPF

Por UPF

Fenômenos astronômicos chamam a atenção e despertam o interesse e a curiosidade de grande parte da comunidade. Pensando nisso, o curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, a transmissão on-line do alinhamento entre Júpiter e Saturno, evento que não acontece há cerca de 800 anos, desde a Idade Média.

Segundo o professor do curso de Física, Dr. Alisson Cristian Giacomelli, este fenômeno ocorre de 16 a 25 de dezembro, após o pôr do sol, sendo a data do dia 21 a de maior proximidade entre os planetas. “Com o telescópio, é possível gerar um aumento razoável nesses objetos, para conseguir ver os anéis, o Saturno e as principais luas de Júpiter, deixando os planetas no mesmo campo de visão do telescópio”, destaca, lembrando que o evento pode ser observado a olho nu. “Nesse caso, os planetas parecerão um objeto só, um planeta duplo”, complementa.

Ainda conforme o docente, essa proximidade aparente entre os dois planetas acontece porque cada um deles tem um período de órbita, ou seja, eles levam um certo tempo para dar uma volta completa na sua órbita em torno do Sol. “Cada planeta leva um tempo diferente, e em alguns momentos os planetas coincidem sua posição a partir de alguém que olhe da Terra”, disse Giacomelli.

Quem deseja acompanhar o alinhamento de Júpiter e Saturno pode acessar o canal Loucos da Física no Youtube na segunda-feira (21), onde também já é possível assistir o vídeo do eclipse solar que aconteceu no último dia 14 de dezembro. A atividade terá auxílio de um telescópio com câmera acoplada e será transmitida às 20h, durante cerca de 30 a 40 minutos, já que o fenômeno ocorre em um ângulo baixo em relação ao horizonte, ficando pouco tempo visível à noite. Na ocasião, os professores do curso de Física estarão explicando o evento.

O próximo alinhamento dos planetas só deve acontecer novamente em 2080.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir