Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

A woman farmer examines the wheat field and sends data to the cloud from the tablet. Smart farming and digital agriculture.

21 de dezembro de 2020

Cooperativas celebram criação de Leis que vão ampliar o acesso à internet no campo

Por Coprel

A partir de um amplo debate do setor de telecomunicações, com atuação fundamental das cooperativas, foram aprovadas e sancionadas duas leis que incentivam e garantem um ambiente favorável para o avanço da conectividade no meio rural. A publicação das Leis no Diário Oficial da União ocorreu ontem, 17 de dezembro. Trata-se da Lei nº 14.109/2020 (sobre a utilização de recursos do Fust - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações para conectividade rural) e da Lei nº 14.108/2020 (sobre desoneração de taxas sobre determinadas atividades relacionadas às telecomunicações).

A sansão destas legislações representam uma importante conquista do cooperativismo, através da mobilização de organizações como a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, e da Infracoop (Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura). A partir da aprovação destas leis, os projetos de internet rural poderão ser contemplados com recursos do FUST, beneficiando mais famílias a partir de financiamentos com custo acessível e oferta de internet de alta velocidade. A desoneração de taxas sobre alguns dos serviços realizados pelas operadoras de telecomunicações também viabilizará a ampliação da infraestrutura para acesso da internet no campo.

A Coprel Telecom também manifestou otimismo com a aprovação das Leis. “Esta foi mais uma importante conquista do cooperativismo. Assim como aconteceu no processo de universalização do acesso à energia elétrica, os recursos governamentais são muito importantes para levar internet aos locais mais distantes. A Coprel já está fazendo isso com seus próprios recursos e a participação dos cooperantes. Mas certamente, com a desoneração do setor e a oferta de recursos do FUST, poderemos alcançar muito mais famílias rurais com internet e telefonia de qualidade. O acesso à comunicação é fundamental para que os jovens sejam incentivados a permanecer no interior, realizando a sucessão familiar e investindo em melhorias nas atividades para agregar e gerar mais renda”, celebra o presidente Jânio Vital Stefanello.

Levar internet para as famílias rurais é um desafio constante para a Coprel. A partir de muito trabalho, a cooperativa segue prestando um serviço com qualidade e eficiência aos cooperantes e clientes, para que cada vez mais famílias e negócios estejam conectados.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir