Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Joel Vargas.

20 de janeiro de 2021

Ernani Polo entrega Medalha da 55ª Legislatura a Alcides Vicini

Por Assembleia do RS 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), fez a entrega hoje (20), em solenidade no Vestíbulo Nobre, respeitando os protocolos de proteção e prevenção à Covid-19, da Medalha da 55ª Legislatura ao ex-deputado e ex-prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini. A homenagem reuniu o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e expressivas lideranças do Partido Progressista, como o senador Luis Carlos Heinze, deputados federais e estaduais, e o presidente da legenda, Celso Bernardi. Também os deputados Aloísio Classmann (PTB) e Capitão Macedo (PSL) prestigiaram a solenidade.

A medalha da 55ª Legislatura é regulamentada pela Resolução de Mesa Nº 942 de 2009 e constitui homenagem institucional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a ser entregue por deputados a pessoas físicas ou jurídicas. A iniciativa da homenagem a Vicini partiu do presidente da Assembleia, Ernani Polo. O Partido Progressista também entregou placa comemorativa ao ex-prefeito que cumpriu cinco mandatos à frente da prefeitura de Santa Rosa.

Natural de Santa Catarina, Alcides Vicini vive desde 1975 em Santa Rosa, onde foi prefeito, vice-prefeito, secretário de governo e da educação, e cumpriu também mandato como deputado estadual. A trajetória de Alcides Vicini está vinculada ao desenvolvimento econômico e social de Santa Rosa.

Desafios municipais 

Ao lado de familiares e dirigentes do PP do município e da região, Alcides Vicini retribuiu a homenagem e o reconhecimento partidário, e referiu os momentos difíceis enfrentados como gestor diante da pandemia do novo coronavírus, desafio enfrentado com o apoio do presidente da Assembleia, Ernani Polo, atuando como articulador junto ao governo estadual. Destacou ainda o apoio do senador Luis Carlos Heinze, do PP, e do deputado Osmar Terra, do MDB, sigla coligada que alcançou a vitória em Santa Rosa na eleição municipal, quebrando histórico de disputa entre as duas legendas. Referiu assessores que o acompanharam no mandato legislativo e destacou os 46 anos de atuação política em Santa Rosa, desde que chegou no município como professor e acompanhado de sua família, dizendo-se “adotado” pela comunidade local. Agradeceu aos companheiros de partido e disse que “procurou a cada dia fazer algo de bom aos que estavam ao seu lado”.

De sua parte, Ernani Polo destacou a postura de Alcides Vicini ao longo de sua vida pública, demonstrando vocação para o trabalho pelo bem comum, que deixa um legado ao final de cinco mandatos como gestor municipal, um recorde estadual. Polo não deixou de registrar o sacrifício imposto ao núcleo familiar pelo exercício da atividade pública, referindo, ainda, o papel de articulador de Vicini na busca de soluções para Santa Rosa. Outra característica do homenageado é o diálogo, destacou o presidente da Assembleia, virtude que contribuiu para alterar o perfil municipal e abrir espaço para o desenvolvimento regional, elencando obras públicas realizadas, reconstrução das finanças municipais e incentivo ao frigorífico local que reabriu e acolhe 1.700 trabalhadores na cidade e outros 1.700 em Santo  Ângelo. Foi liderança na Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste e integrou diretoria da Famurs, onde atuou pelo municipalismo.

Polo comentou a respeito do tema adotado pela Presidência da Assembleia, a competitividade, “o caminho mais curto para que possamos impulsionar o desenvolvimento”, reiterando que o enfrentamento à pandemia exigiu mudanças na rotina parlamentar e nas relações de trabalho, impondo ações em favor da vida das pessoas e também para preservar os empregos e a economia gaúcha. Para isso, foi fundamental a parceria dos poderes de Estado, reconheceu. Outra iniciativa da Assembleia neste período foi o lançamento do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico. Pelas iniciativas adotadas durante a pandemia, o legislativo registrou em 2020 aumento na votação de propostas e projetos em relação a anos anteriores, afirmou Polo.

Logo em seguida, a esposa do presidente da Assembleia, Alessandra Polo, fez entrega de buquê de flores para Elenir Vicini, esposa do homenageado.

Através de vídeo, o ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, manifestou reconhecimento e admiração pela trajetória do homenageado. Também o deputado Osmar Terra (MDB) se manifestou, assim como o presidente do PP, ex-deputado Celso Bernardi, o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, o deputado federal Pedro Westphalen e o senador Luis Carlos Heinze, ambos do PP. Diversos prefeitos e vereadores da região acompanharam a cerimônia, assim como o ex-vice-prefeito Luis Antônio Benvegnú. O encerramento teve a execução do hino rio-grandense pelo músico tradicionalista Erlon Péricles.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir