Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

26 de janeiro de 2021

A transformação do interior com a chegada da energia elétrica

Por Coprel

Há 53 anos a energia elétrica da Coprel chegou no interior para transformar a vida das famílias. No início, existia uma certa desconfiança de algo totalmente novo, mas que trouxe mais conforto, novas oportunidades e possibilidades para viver melhor no meio rural. Ascender uma lâmpada, ter a geladeira para resfriar alimentos e a televisão para ver imagens, agregando mais um canal de comunicação, além do rádio, se tornaram hábitos com a chegada da luz, assim como tantos outros equipamentos que a famílias passaram a utilizar. O João Martins da Silva é um exemplo de quem viu a vida mudar com a energia elétrica.

Residente do interior de Mormaço, o cooperante de 77 anos, ao lado da companheira Terezinha Morscheiser, leva uma vida tranquila e feliz cuidando dos parreirais de uva, da criação de suínos e do açude com peixes. O seu João também produz a própria ração para os animais no moinho da propriedade. “O dia a dia é ótimo, porque eu nasci e me criei aqui sempre trabalhando, pois temos que batalhar. Temos boas amizades e vivemos de forma tranquila”, destaca o cooperante.

O que mais se destaca na propriedade do seu João são dois parreirais de uvas, que são cuidados com muito carinho. Após trabalhar por alguns anos na serra gaúcha, em Caxias do Sul, e adquirir muito aprendizado, ele decidiu ter o seu próprio parreiral. Há seis anos, a época do amadurecimento das uvas dá um colorido especial na propriedade.

Seu João lembra da época que chegou a energia da Coprel. “Foi muito bom. Dois anos depois que ligaram em Mormaço, nós pegamos aqui. É mais qualidade de vida, felicidade e facilidade, porque hoje fizemos tudo diferente”, disse. O atendimento dos colaboradores da Coprel também chama a atenção. “Só falamos bem da Coprel, porque no momento que acontece qualquer coisa que nós precisamos, ligamos e eles já estão aí e sempre atendendo muito bem”, ressalta.

O cooperante participa todos os anos da Assembleia Geral da Coprel. De acordo com seu João, é muito gratificante escutar e acompanhar o andamento de todas as atividades da cooperativa.

Assim como seu João e a dona Terezinha, inúmeras famílias do interior vivem de forma tranquila, feliz, gerando renda e crescendo no meio rural, apoiados com os serviços de energia e internet da Coprel, que busca sempre estar investindo e acreditando na força da família rural.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir