Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Setor de serviços como hoteleiro, restaurante e aluguel e outros lamentam a não realização da feira.

26 de janeiro de 2021

O impacto na economia local em ano sem a Expodireto em Não-Me-Toque

Por Felipe Keller 

O cancelamento da Expodireto Cotrijal repercutiu desde a divulgação da nota oficial da organização na noite de terça-feira (19). A 22ª edição da feira estava prevista para acontecer de 1º e 5º de março, de forma híbrida (presencial e digital). Mesmo sendo um evento de negócios, a previsão era de que seria diferente das edições anteriores. Não haveria a imensa movimentação de pessoas, indo contra um dos propósitos da Expodireto, que é atrair o produtor para ver de perto as tecnologias aplicadas ao agro, a inovação digital e voltada para a agricultura familiar. O sucesso da Expodireto é a presença do público. Desta forma, difunde e transfere conhecimentos, gera negócios.

As palestras, fóruns nacionais com auditório lotado, visitação nos estandes para ouvir a explicação técnica sobre determinada semente, aplicação correta dos produtos agroquímicos. Em resumo, toda a grande demanda agregada do agronegócio está exposta em mais de 80 hectares no parque de exposição. A feira é conhecida por mostrar o Brasil que dá certo. O cancelamento, motivado pelo momento em que a pandemia se mantém com números crescentes, se justifica pelo princípio de preservar a saúde e a vida das pessoas.

Contudo, a Expodireto é um impulso de oportunidades para economia local e regional, impactando diretamente em setores já prejudicados pela pandemia.

Hoteleiro: feira era a esperança da retomada

O setor hoteleiro foi muito prejudicado, nos último meses. Hotéis ficaram vazios por semanas e, em algumas regiões do país, foram meses. O serviço necessita da movimentação econômica, gerada pelo turismo de grandes eventos, como a Expodireto. De acordo a gerente do Hotel Ibis Budget (Não-Me-Toque), Andreia Bini, o hotel estava com 100% das ocupações reservadas para a feira. O anúncio foi um balde de água gelada.

- O impacto foi muito grande, estamos sofrendo desde o mês de março de 2020, recebemos a notícia com tristeza – comentou.

Com a nota oficial do cancelamento da Expodireto, algumas empresas transferiram para o próximo ano a reserva dos quartos, adiantando-se para a feira de 2022. Segundo a gerente, o movimento atual de clientes é considerado razoável. Até o final da tarde de ontem (quinta-feira, dia 21) dos 80 quartos disponíveis, 21 estavam ocupados.

Restaurante: Pandemia mantém redução do movimento

Os restaurantes foram muito atingidos na fase inicial da pandemia. O abre e fecha, a incerteza fez com que o setor tivesse encerramento de negócios, ao longo dos últimos meses. Reinventar foi preciso. No caso do empresário Roberto Muller, socio proprietário do Restaurante Eventu’s, a Expodireto representa aumento de 50% de clientes. Na pandemia, o restaurante acabou sendo atingido duas vezes. Com a queda da clientela no buffet do almoço, e no cancelamento de eventos, como jantares, coffe e coquetel.

- A Expodireto aumenta a demanda de clientes duas semanas antes da feira e permanece até 15 dias após a realização do evento – explicou Roberto.

Em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19, o estabelecimento teve uma queda de 45% em comparação a 2019. A expectativa de melhora frente ao atual cenário somente no próximo ano, ou a partir do segundo semestre deste ano.

Alugar própria casa somente no próximo ano

O empresário Adão Carlos Pagliarini, socio proprietário de uma loja de peças para veículos em NMT, aluga sua residência há sete anos durante a semana da Expodireto. Não foi comentado valores na entrevista, mas, nesse período, foram três empresas diferentes que hospedaram funcionários na casa localizada no Centro da cidade. Adão informou que sua residência já estava alugada e a empresa deixou reservado para o próximo, com a expectativa de que a feira aconteça em 2022.

- Esperamos que a situação melhore com a vacinação, para que a população seja imunizada durante o ano – comentou.

Outros serviços

A Expodireto ainda oferece centenas de vagas a trabalhadores no setor de limpeza, cozinha, decoração, alimentação, impressos, transporte, recepção, segurança, estacionamento. São diversos setores impactados que deixarão de prestar serviços. Além da movimentação de vendas direta na feira, são significativos recursos a menos circulando e movimentando o comércio indiretamente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir