Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

26 de janeiro de 2021

Planejamento do tratamento de varizes: o que você precisa saber

PATROCINADO

Muitas mulheres vivem os seus dias com vergonha de expor as pernas. Algumas acham que essas estão feias por conta dos vasinhos, outras dizem que têm receio das pessoas pensarem que elas são desleixadas, pois não cuidam da saúde e tem varizes aparentes.

Porém sofrer com os vasinhos e varizes simplesmente por achar que o tratamento é muito complicado, dolorido e que os resultados demoram muito tempo para aparecer é completamente desnecessário e desatualizado. Você não precisa mais viver impactada pela aparição das varizes, seja na sua autoestima, seja por algum sintoma físico!

Hoje já é possível tratar a maioria dos casos sem cirurgia ou com procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Além disso, há a necessidade de poucos dias ou até mesmo nenhum repouso, dependendo do seu caso.

Mas para você realizar o tratamento de varizes é preciso dar atenção ao primeiro passo do processo: o planejamento! O seu cirurgião vascular será responsável por definir o plano de tratamento com você. E nesse post você descobrirá tudo que precisa saber sobre esse tópico.

O que você precisa saber sobre o planejamento do tratamento de varizes

A importância da consulta médica:

 O ponto chave para um tratamento de varizes bem sucedido é o planejamento. E a parte mais importante dele é justamente uma consulta médica minuciosa.

É nela que você contará ao seu cirurgião vascular quais são exatamente os seus sintomas, quando você percebeu os primeiros sinais das veias dilatadas e também seu histórico familiar - pois se você tem familiares com varizes sua chance de desenvolvê-las é maior!

Entenda que cada paciente demanda um tratamento personalizado, por isso a importância da consulta médica na hora do planejamento do seu caso.

Os exames físicos e o planejamento do tratamento:

 A partir das suas respostas, o médico deverá fazer os exames físicos necessários. Ele deve examinar suas pernas descobertas, tanto em pé quanto deitada, para saber se você tem varizes e qual é o grau que a doença se encontra.

O que fará diferença no resultado do seu tratamento é encontrar e tratar todas as veias doentes que estão relacionadas com a lesão indesejada. Para isso, o médico precisa entender a circulação a fundo e também utilizar recursos mais modernos, como o ultrassom Doppler e a realidade aumentada.

O ultrassom, por exemplo, é primordial para o diagnóstico correto da origem das varizes e consequentemente para definição do planejamento do tratamento. Com ele seu médico vascular consegue visualizar todas as veias e definir como podem ser tratadas da melhor forma. Além disso, o ultrassom é a ferramenta que torna possível realizar as técnicas minimamente invasivas como o laser, a espuma e a radiofrequência.

Os tipos de tratamento de varizes:

Em seguida, o cirurgião vascular definirá qual é o melhor tratamento para cada veia alterada e, por fim, criará um plano de tratamento. Esse plano pode incluir escleroterapia, espuma, laser (como a técnica Clacs), microcirurgia, ablação da veia safena com laser, ou a combinação de várias técnicas para atingir o melhor resultado possível.

Portanto, é na fase inicial do seu contato com o cirurgião vascular que vocês desenharão o planejamento ideal para que você atinja seu resultado!

Planejado e executado: o que fazer após o tratamento?

Você descobriu como o tratamento de varizes mudou muito nos últimos anos. As técnicas estão cada vez mais modernas e menos invasivas, possibilitando um tratamento efetivo, mais rápido e sem necessidade de repouso.

Decidiu que chegou o momento de cuidar de você e planejar, junto ao seu médico vascular, o tratamento das suas varizes.

Procedimento realizado, chegou a hora de fazer a sua parte. Cumpra todas as etapas indicadas pelo seu médico, como usar a meia elástica, se necessário, usar cremes ou medicamentos e ainda evitar tomar sol antes e após as sessões.

Além disso, ao final do tratamento, mantenha uma rotina que inclua a manutenção do seu peso e exercícios físicos regulares, assim você estará cuidando da sua circulação e diminuindo a chance de retorno do problema. Por fim, lembre-se de visitar seu cirurgião vascular para tratar novas lesões logo no início, caso elas surjam.

Assim, todo o planejamento feito para tratar suas varizes de forma efetiva terá valido ainda mais a pena. Pronta para dar seu primeiro passo?

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir