Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

André Assmann ministra a oficina on-line

2 de fevereiro de 2021

Oficina online e gratuita aborda a arte da declamação na vocalidade poética do ator

“A Arte da Declamação: a poesia gaúcha a partir da vocalidade poética do ator” é a oficina dirigida por André Assmann, na área de artes cênicas no Programa Invernadas Culturais. O projeto tem por objetivo valorizar e fortalecer a arte da declamação, tão característica da cultura gaúcha.

A primeira aula apresenta uma introdução aos principais conceitos do corpo/voz cênicos, como dicção, respiração, postura e mímica

- Através da vocalidade poética do ator, pretende-se explorar as contribuições possíveis de relação entre a declamação e a interpretação cênica por meio de exercícios corporais e vocais do teatro - afirma.
A primeira aula apresenta uma introdução aos principais conceitos do corpo/voz cênicos, como dicção, respiração, postura e mímica. A aula conta com experimentação da vocalidade a partir de lendas e contos gauchescos: fidelidade ao texto e temática da declamação. Já na aula três é abordada a vocalidade poética e a poesia gaúcha: emoção, indumentária e colocação da voz. O tema da aula quatro é a declamação a partir do processo de criação do ator: interpretação e afinação de estilo.
Segundo André, ao utilizar lendas e contos gauchescos para apoiar a prática, a oficina estimula os praticantes a refletirem sobre a importância e a vasta gama de imagens geradas pela ação da palavra na voz do declamador, veículo perpetuador dos costumes e tradições do Rio Grande.
Na sua opinião, a importância da declamação na cultura gauchesca segue sendo reafirmada a cada ano com novos declamadores-destaque que surgem com o objetivo de não deixar morrer os costumes e tradições.

- Além disso, esta formação pretende despertar e/ou reforçar em crianças, jovens e adultos o amor pelo folclore gaúcho, instrumentalizando-os através de exercícios práticos e destacando as possibilidades de criação de imagens a partir da voz, via declamação de textos da nossa cultura.
O Programa Invernadas Culturais é realizado pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Sedac.
A oficina pode ser acessada gratuitamente no link https://youtu.be/ncdVChkI4xQ

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir