Sexta-feira, 23 de Julho de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
23°
11°
22°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Destaques

Casarão da época colonial localizado no centro de Não-Me-Toque será desmanchado

Casarão da época colonial localizado no centro de Não-Me-Toque será desmanchado
Casarão, residência e consultório do primeiro dentista de Não-Me-Toque, será desmanchado (Foto: Laura Simon Marques/ A Folha).
12.02.2021 08h36  /  Postado por: A Folha
Por Laura Simon Marques

Algumas propriedades pela cidade se tornam notórias, pela sua localização, arquitetura ou história. Localizada na rua Coronel Alberto Schmitt, uma das últimas casas de madeira ainda de pé no Centro da cidade, a casa da família Endruweit é um desses casos.

Foto: Laura Simon Marques/ A Folha.

Gustavo Carlos Endruweit foi o primeiro dentista da cidade de Não-Me-Toque e possuía seu consultório na própria casa. Pai de quatro filhos, a casa foi por muitos anos moradia das duas filhas do doutor, Ilga e Ilse Endruweit, conhecidas por serem professoras de piano clássico. Elas tinham o conservatório numa das alas do antigo casarão, onde estavam três pianos. Ilse morreu em decorrência de câncer, há cerca de três anos. Ilga sofreu um AVC e se encontra sob os cuidados de um dos irmãos, na cidade de Canoas.

Nesta semana, internautas publicaram fotos em rede social denunciando a que a casa estaria abandonada e sendo saqueada. A preocupação do público era com relação à representação histórica do prédio, que traz arquitetura germânica.

Como o imóvel (terreno) está à venda – tem fixada diversas placas de imobiliárias – a reportagem do Jornal A Folha foi em busca de informações. A casa foi vendida para desmanche e uma pessoa havia ficado responsável para retirar os móveis ainda úteis e entregá-los em doação ao Lar do Idoso. Alguns itens foram colocados em uso e outros disponibilizados para o brechó beneficente da instituição.

Foto: Laura Simon Marques/ A Folha.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.