Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

19 de fevereiro de 2021

A pandemia não acabou: só em fevereiro, já são 8 mortes em Não-Me-Toque

Por Laura Simon Marques

2021 começou em uma onda otimista, deixando 2020, o ano da pandemia, para trás, tínhamos no começo de janeiro esperança que as coisas iriam melhorar no decorrer dos meses, e de fato: a vacina finalmente está aqui - embora não nos números que precisamos – e isso por si só já é motivo para altas comemorações. Mas os dados dos boletins epidemiológicos contam uma narrativa diferente da que esperávamos: a pandemia, pelo menos em Não-Me-Toque, está piorando.

O primeiro caso de óbito pelo coronavírus na cidade aconteceu em 22 de maio de 2020, o segundo apenas em 10 de agosto de 2020. Desde essa segunda morte, podemos ver a evolução da pandemia na cidade pelos seguintes dados:

No dia 13 de agosto de 2020, haviam 137 casos confirmados da doença no histórico do munícipio, desses 118 estavam recuperados, 34 aguardavam resultados, 135 estavam sendo monitorados, 5 hospitalizados e apenas 17 estavam ativos. Havia acontecido 2 óbitos pelo vírus até então.

Nos atentando a progressão dos casos confirmados pelos meses seguintes, podemos ver a evolução do contágio em Não-Me-Toque: um mês depois, em setembro, no dia 10, haviam ocorrido 99 novos casos confirmados, totalizando 236. Em outubro, pelos dados do dia 13, 76 novos infectados, com 312 no total. Dia 12 de novembro menciona 440 casos confirmados na cidade, o que quer dizer 128 novos contágios.

De novembro para dezembro houve um aumento de 242 novos infectados, pelos dados do dia 10, totalizando 682. Em janeiro, dia 12, foi anunciado a soma de 231 novos quadros, gerando um total de 913. De janeiro para fevereiro o aumento foi mais significativo, com 1.191 confirmados no dia 13, 278 novos infectados foram detectados.

Portando desde o começo das comemorações de final e começo de ano, os casos andam subindo na cidade, e nada mostra isso mais claramente do que a sucessão de número de óbitos desde agosto de 2020. Desde o início de 2021, os números mais do que dobraram.

Em agosto, foram 2, já em setembro aumentou apenas 1 causalidade, em outubro, 2 novos óbitos, e até dezembro, apenas 1 nova tragédia. Porém, de dezembro para janeiro, foram 5 mortes, e até agora em fevereiro, inimagináveis 8 óbitos em um pouco mais de trinta dias, uma delas com 47 anos de idade. O município soma 19 mortes em decorrência da Covid-19 em menos de um ano de pandemia.

É necessário reforçar que crise do coronavírus, mesmo com a vacina, ainda não acabou, nossa situação nem mesmo melhorou nos últimos meses, na verdade, está até pior, talvez pela falsa percepção de segurança que a vacinação e novo ano trouxeram.

Nesse contexto, nada mais batido e, ao mesmo tempo, ainda tão importante: cuidado. Fazer o básico como usar máscara e higienizar as mãos está ao alcance de todos, sem necessidade de grandes investimentos ou esforço. Cuidado protege vidas. A sua e a de outros.

Fonte: boletins epidemiológicos da Secretária de Saúde de NMT.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir