Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

19 de fevereiro de 2021

Não-Me-Toque aguarda chegada de mais vacinadas para continuar imunização contra a Covid-19

Doses das vacinas contra a Covid-19 já estão se esgotando em vários municípios do Rio Grande do Sul, fazendo com que o governo Estadual se mobilize para assegurar a sequência da imunização aos gaúchos.

Em reunião do Fórum de Governadores nesta quarta-feira (17/2), o governador Eduardo Leite recebeu, por parte do governo federal, uma previsão a respeito de novas doses de imunizantes contra o coronavírus. O cronograma foi apresentado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a todos os governadores.

O RS já recebeu quatro remessas de imunizantes contra a Covid-19. O primeiro lote, com 341,8 mil vacinas CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro, e a terceira remessa, 53,4 mil doses da CoronaVac, no dia 1º de fevereiro. Em 7 de fevereiro, chegaram mais 193,2 mil doses da CoronaVac. Há a expectativa de que o RS receba nova leva de 300 mil doses na próxima semana.

A partir de março, o Ministério da Saúde projeta um aumento significativo da distribuição: 46 milhões de doses, que serão distribuídas entre os Estados, levando em conta critérios de população prioritária. O crescimento no número de doses se deve ao início da produção própria da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, que deve viabilizar 18 milhões de doses em março, e da Fiocruz, que terá condições de distribuir 12 milhões de doses.

De acordo com Pazuello, há, ainda, mais uma remessa a ser enviada pela Índia da vacina AstraZeneca/Oxford, doses da Covax Facility e o início da produção da vacina russa, a Sputinik V, pela empresa União Química.

REGIÃO

A 6ª Coordenadoria de Saúde, localizada em Passo Fundo, e correspondente aos 62 municípios da região, já registra o pedido de novos lotes de vacinas. Inúmeras cidades já esgotaram suas doses. Passo Fundo, registrou filas durante essa semana e teve que interromper a vacinação de idosos por falta de imunizantes.

CENÁRIO EM NÃO-ME-TOQUE

Em Não-Me-Toque já foram recebidas 629 doses da Coronavac, e 140 doses da vacina Astrazeneca. Sendo que, 460 doses foram aplicadas em profissionais da Saúde, desses 88 são cuidadores de idosos. Outras 312 pessoas que receberam a vacina são idosos, sendo 72 institucionalizados.

Conforme a secretaria de Saúde, Liliane Erpen, na quarta-feira (17), foram iniciadas as aplicações da segunda dose das vacinas em profissionais da linha de frente que atuam na Ala Covid do Hospital Beneficência Alto Jacuí, e demais profissionais que estão trabalhando no atendimento direto aos pacientes infectados.

— Quanto aos idosos acima de 80 anos, não temos mais doses disponíveis no momento. Estamos no aguardo novas remessas. Acredito que vai ser na semana que vem. O Carnaval atrapalhou a chegada da vacina em Passo Fundo e também a sua distribuição — disse a secretária para a reportagem.

Até o momento, o município conseguiu vacinar apenas 56% da população idosa de 80 anos ou mais. Ainda faltam cerca de 238 idosos dessa faixa etária a serem vacinados contra o novo coronavírus.

Em Não-Me-Toque os números indicam um total de 549 idosos acima de 80 anos, 444 idosos acima de 75 anos, 615 idosos com mais de 70 anos, 857 idosos com mais de 65 anos, 906 com mais de 60 anos.

— Enquanto está vindo poucas doses a gente vai seguindo o cronograma conforme a idade. No momento estamos vacinando os de 80 anos ou mais. As próximas doses, serão para pessoas dessa faixa, quando concluirmos essa fase, passaremos para os demais, acima de 70 anos — concluiu a secretária.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir