Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

25 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Tio Hugo divulga nota de esclarecimento sobre mau cheiro

Por Prefeitura de Tio Hugo/RS

O Poder Executivo Municipal de Tio Hugo se une as frequentes reclamações reportadas nos últimos tempos, sobre o forte odor que predomina no município durante alguns dias da semana.

Inicialmente, é importante destacar que o mau cheiro sentindo por quase toda a população se assemelha a “adubo orgânico líquido” produzido por empresa de outro município, e em alguns determinados momentos se torna insuportável.

Isso é prejudicial para a saúde das pessoas, já que muitos passam mal especialmente na hora de suas refeições, além de gerar prejuízos econômicos aos restaurantes e lanchonetes, que relatam a desistências de viajantes que param em Tio Hugo para se alimentar, e desistem devido ao forte odor.

O MUNICÍPIO ESCLARECE:

PRIMEIRO, não autoriza ninguém a espalhar em lavouras esse tipo de material, até porque existem regras a serem seguidas para a aplicação desses produtos, seguindo uma serie de procedimentos para evitar o mau cheiro e também há outros métodos que potencializam a produção sem gerar incomodo a terceiros.

SEGUNDO, a empresa que trabalha com “ADUBO ORGÂNICO LIQUIDO”, produzido através do reaproveitamento de resíduos, não está localizada dentro do território do Município de Tio Hugo, e muitas vezes esse produto é espalhado em lavouras de cidades vizinhas, mas devido a proximidade e ao vento, o forte odor paira sobre o nosso município.

TERCEIRO, estão sendo estudadas medidas para minimizar esse sério problema. Porém há uma contínua dificuldade, já que conforme relatado a empresa que trabalha com esses detritos não está situada em Tio Hugo.

QUARTO, Cada pessoa é livre para agir e empreender da forma que deseja, desde que não ocasione prejuízos a terceiros. Assim como destacamos acima, esse mau odor sentido vários dias por semana aqui em Tio Hugo, é prejudicial tanto para a saúde dos nossos cidadãos, bem como para a economia.

 “O MUNICÍPIO ADVERTE”:

Se alguém por ventura identificar o uso desses produtos “ADUBO ORGÂNICO LÍQUIDO” em lavouras no território municipal, procure os órgãos públicos e denuncie.

“O MUNICÍPIO DE TIO HUGO NÃO AUTORIZA A APLICAÇÃO DESSES PRODUTOS EM LAVOURAS SITUADAS DENTRO DO TERRITÓRIO MUNICIPAL, PORTANTO, CASO FOR FLAGRADO A DISTRIBUIÇÃO IRREGULAR, OS PROPRIETÁRIOS DOS IMÓVEIS RURAIS SERÃO RESPONSABILIZADOS E FICARÃO SUJEITOS A APLICAÇÃO DAS PENALIDADES PREVISTAS PELA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL.”

Portanto, pedimos para que o bom senso predomine.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir