Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Joel Vargas.

4 de março de 2021

Assembleia do RS e municípios formalizam pedido para compra de vacinas à União Química

Por Juliane Soska | Agência de Notícias AL/RS

A Assembleia Legislativa e os municípios gaúchos entregaram nesta quarta-feira (3) o protocolo de interesse na aquisição de vacinas contra a Covid-19 à empresa União Química - farmacêutica que detém acordo para produção da fórmula russa contra o coronavírus no Brasil. A formalização do desejo foi registrada em ato híbrido pelo presidente do Parlamento, deputado Gabriel Souza (MDB), e contou com a presença da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e de representantes das Associações Regionais de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul. O laboratório estima que a partir de abril será possível produzir a vacina em território brasileiro.

Foto: Joel Vargas.

Em seu discurso, Gabriel reforçou a importância da vacina para a volta das atividades sociais e econômicas e lembrou das ações da Assembleia em prol da compra dos insumos, como a votação para autorizar o Executivo a adquirir as vacinas, permitindo a despesa pública para este fim, e a criação de uma Comissão de Representação Externa - instrumento disponível no Regimento Interno da Casa. “Também realizamos ato público, com o Governo do Estado, solicitando ao Ministério da Saúde a inclusão dos professores e trabalhadores da educação no grupo prioritário da vacinação. Mas todas essas iniciativas só terão os resultados esperados se nós tivermos as doses das vacinas”, esclareceu o parlamentar.

O consultor da União Química Rui Willig esteve com o presidente da AL no dia anterior e informou que com a produção própria do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) será possível, a partir do mês que vem, começar a fabricar a Sputnik V. “É uma honra, como gaúcho, estar aqui representando o presidente da empresa, Fernando de Castro Marques, que não mede esforços para seguir com os trâmites e começar logo a produzir a vacina, tão fundamental para todos nós. Esperamos ter em breve grandes notícias e avanços”, afirmou Willig.

Representando a Famurs, o vice-presidente e prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardello, enalteceu a união de esforços entre os diferentes poderes e setores da sociedade civil. “Estamos contando com o apoio fundamental da Assembleia Legislativa, prefeitos, associações e tantos outros. É um importante passo para a nossa população. Estamos reagindo e buscando soluções para o desafio que é a pandemia”, disse Girardello.

O prefeito de Itati e presidente da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Flori Werb (PP), falou em nome das cidades litorâneas e entregou ao presidente Gabriel ofício da região. “Nossa intenção é somar esforços para que em breve possamos executar o plano de imunização na nossa população”, falou Werb.

Presenças

Deputado federal Alceu Moreira (MDB); deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB); prefeito de São Sepé e vice-presidente da Famurs, Leocarlos Girardello (PP); deputada estadual Janaina Riva (MDB-MT); prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin (MDB-MT); prefeito de Itati e presidente da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Flori Werb (PP); prefeito de Maquiné e presidente do Consórcio Público de Saúde dos Municípios do Litoral Norte, João Marcos Bassani dos Santos (PDT); prefeito de Terra de Areia e vice-presidente do Consórcio Público de Saúde dos Municípios do Litoral Norte, Aluisio Teixeira (MDB); prefeito de Marau e presidente da Associação dos Municípios do Planalto, Iura Kurtz (MDB); prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato (MDB).

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir