Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

5 de março de 2021

Descubra uma leitura inspiradora para comemorar o Dia Internacional das Mulheres

Por Laura Simon Marques

No dia 8 de março é comemorado internacionalmente o Dia da Mulher, uma data que hoje é celebrada com homenagens, flores e bombons para as mulheres especiais na vida de cada um, na verdade, possui um significado muito maior: essa data comemora a luta histórica das mulheres por direitos. 

É fácil, especialmente para as mulheres mais jovens, esquecer que a vida “normal” de hoje é, em grande parte, desse modo por conta das lutas vencidas pelas nossas ancestrais. O direito ao voto. Educação. Espaço no mercado de trabalho. Casamento não como obrigação, mas uma opção. Anticoncepcionais. E muitos, muitos outros exemplos. 

No seu livro “O Momento de Voar”, Melinda Gates, chefe de uma das maiores instituições filantrópicas do mundo junto ao seu marido, o bilionário Bill Gates, criador da Microsoft, conta a maior lição que ela aprendeu nas décadas de trabalho por um mundo melhor: para mudar o mundo, é preciso empoderar as mulheres. 

Segundo ela, para realmente mudar a vida de uma comunidade, as mulheres precisam ocupar um espaço de igualdade com os homens. Mas para que elas subam, não é necessário alguém descer: homens e mulheres precisam estar juntos no topo, ajudando um ao outro a prosperar. Ela diz até mesmo que para isso acontecer não é necessário muito, às vezes, é apenas uma questão de parar de puxar as mulheres para baixo.

Nos capítulos do seu livro ela conta a história de comunidades miseráveis, onde as mulheres não possuem nenhum dos direitos que por aqui foram conquistados no decorrer dos séculos. As histórias são de cortar o coração: casamento infantil, falta de estudo para meninas, mortalidade infantil e materna, trabalho não remunerado, abusos sexuais, preconceito no ambiente de trabalho, e mais. Mas ao mesmo tempo que ela quebra nosso coração, ela também o aquece, afinal, o livro é uma compilação de todas as iniciativas para melhorar a vida dessas mulheres e suas comunidades que Melinda, no decorrer dos anos, achou especialmente eficazes e inspiradoras. 

Melinda Gates em uma das suas viagens

“Ano a ano, com a ajuda e as ideias de amigos, parceiros e pessoas que partiram antes de mim, vejo com mais clareza que as principais causas da pobreza e da doença são as restrições culturais, financeiras, e legais que limitam o que as mulheres podem fazer – e acham que podem fazer – por si mesmas e seus filhos” (p.29).

Com um pouco mais de 200 páginas, Melinda Gates nos lembra e nos mostra nessa obra que quando mulheres se reúnem para lutar por seu direito de uma vida digna, não apenas suas vidas melhoram, como também a dos seus filhos, a do seu vilarejo, estado e país melhoram também. Para comemorar o Dia da Mulher este ano, pegue esse livro e dê uma chance para as histórias aqui contadas, para comemorar as vitórias obtidas e para nos relembrar que ainda há muitas lutas para se conquistar até que todas as mulheres estejam em equidade com os homens no topo, cada um fortalecendo o outro para voar cada vez mais longe. 

Título: O momento de voar

Autora: Melinda Gates

Editora : Editora Sextante; 1ª edição (13 maio 2019)

Idioma : Português

Capa comum : 240 páginas

ISBN-10 : 8543107490

ISBN-13 : 978-8543107493

O livro pode ser adquirido nos seguintes links, assim como em bibliotecas perto de você:

Amazon: https://amzn.to/38dta8O

Submarino: https://bit.ly/3sQvTgj

Magalu: https://bit.ly/2NVRp4D

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir