Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Reprodução/Vídeo Prefeitura NMT.

8 de março de 2021

Não-Me-Toque pretende adquirir doses da vacina russa Sputnik V

O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos (DEM), anunciou em pronunciamento oficinal do domingo (7), que pretende adquirir doses da vacina russa para imunizar toda população do município.

Conforme Maninho, a questão está sendo gestionada junto ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacui e do Alto da Serra do Botucaraí  As negociações estão ocorrendo com o laboratório União Química, que detém a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina Sputnik V.

— Nós já estamos alinhados com a nossa Câmara de Vereadores. Discutimos essa situação e os vereadores também têm o mesmo entendimento. Pessoal, nós estamos brigando lado a lado com vocês — disse o prefeito dirigindo-se à população.

VACINA SPUTINIK

De acordo com a Agência Brasil de notícia, o Brasil negociou a compra de 10 milhões de doses de vacina contra a covid-19 Sputnik V, desenvolvida na Rússia pelo Instituto Gamaleya. A manifestação do interesse do país no imunizante foi feita durante reunião com representantes do laboratório União Química, farmacêutica responsável no Brasil pela vacina russa. No início do mês de fevereiro.

De acordo com o ministério, a decisão de avançar as negociações ocorreu após a Anvisa autorizar o novo protocolo com a simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização, no Brasil, de estudos clínicos da fase 3.

A quantidade de doses se baseou em documento apresentado à pasta pelo Fundo Soberano Russo/Instituto Gamaleya, da Rússia, onde o imunizante é fabricado. No Brasil, a vacina será produzida no Distrito Federal sob responsabilidade da farmacêutica União Química.

Segundo o ministério, pelo cronograma, o país receberia 400 mil doses uma semana após a assinatura do contrato de compra. Outros dois milhões estariam no Brasil um mês depois e mais 7,6 milhões ao longo do segundo e terceiro meses.

O secretário-executivo disse ainda que o ministério estuda a aquisição da vacina produzida pela União Química no Brasil. A expectativa é que o laboratório consiga produzir, a partir de abril, 8 milhões de doses.

CONFIRA O PRONUNCIAMENTO NA ÍNTEGRA: 

https://www.facebook.com/102380078470897/videos/2886033058292043

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir