Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

24 de março de 2021

Universidade de Passo Fundo: Escuta e ajuda

Por UPF

No mês dedicado às mulheres, diversas ações são realizadas pelos vários projetos e programas de extensão mantidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Entre essas ações, no dia 13 de março, equipes dos projetos Balcão do Trabalhador e Mediajur, ambos vinculados à Faculdade de Direito, realizaram uma visita às apenadas do Sistema Penitenciário de Passo Fundo. A ideia, colocada em prática juntamente com o Conselho da Comunidade do Sistema Penitenciário de Passo Fundo, foi ouvir, acolher e auxiliar as mulheres que cumprem os regimes semiaberto, aberto e em monitoramento eletrônico.

De acordo com a professora Dra. Maira Tonial, coordenadora do Balcão do Trabalhador, por meio de uma escuta ativa e atenta às demandas apresentadas, as equipes acolheram as angústias e alegrias em cada uma das visitas. Ela ressalta que foram abordados aspectos referentes ao contexto em que as mulheres estão inseridas, e sua reinserção social, com ênfase no mercado de trabalho (emprego e renda), auxiliando-as no preenchimento de currículos que serão encaminhados para vagas de emprego.

Além disso, foram relatadas as principais dificuldades enfrentadas por elas na retomada de suas vidas extramuros, especialmente neste momento de pandemia. Para marcar a oportunidade e as ações realizadas no mês da mulher, bem como forma de demonstração de carinho e afeto, elas também foram agraciadas com uma lembrança, um kit contendo itens de higiene e beleza, material informativo, produzido especialmente para elas, com telefones úteis e assuntos relevantes à saúde da mulher, e uma cesta básica.

Segundo Maira, a atividade buscou o bem-estar social, o comprometimento da comunidade e da UPF, a partir de um olhar mais humanizado, realista e de esperança. “Com isso, nós atendemos os anseios daquelas que precisam, buscando uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Embora o trabalho não tenha contato com a participação de alunos, por conta das restrições sanitárias, a valoração educativa foi atingida, pois a ação propiciou uma formação humanitária, e permitiu que valores como a cidadania e solidariedade através da prática social, fossem atingidos”, pontua a coordenadora.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir