Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

No Facebook da Rádio A Folha, uma promoção da Associação Alemã e do GDA Immer Lustig und Durstir vai sortear duas cestas com doces e chocolate para as fotos de Osterbaum mais curtidas.

26 de março de 2021

Osterbaum – árvore de Páscoa: um dos maiores símbolos da Semana Santa

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As Tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.

Um dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa é a Osterbaum. Muitas cidades que foram povoadas pelos imigrantes germânicos utilizam-se dessa tradição para a sua promoção turística. É o caso de Pomerode, em Santa Catarina, que anualmente monta uma das maiores Osterbaum do mundo e tem atraído inúmeros visitantes que vêm até a cidade para fotografá-la.

Significado da Osterbaum, segundo o cristianismo

A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.

No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.

  • Originalmente, se decorava apenas na Sexta-feira Santa, colocando em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.

A árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.

“Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos”. Romanos 14.9

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir