Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

26 de março de 2021

Qual máscara devo usar?

Por Laura Simon Marques

Estamos no pior momento da pandemia desde o seu início, por isso, é importantíssimo nos protegemos adequadamente, agora mais do que nunca. A máscara é a nossa maior aliada para isso: elas diminuem não só o risco de pegar a doença, mas também a carga viral com a qual você entra em contato, o que pode significar menos riscos de complicações.

Agora que sabemos mais sobre a transmissão do vírus e temos mais disponibilidades de boas máscaras por preços mais acessíveis, está na hora de revermos se estamos realmente nos protegendo e cuidando daqueles ao nosso redor da melhor maneira possível.

Máscaras de pano 

Geralmente são as mais utilizadas pelas pessoas por conta do fácil acesso a elas, podendo ser produzidas em casa. Entretanto, elas não protegem tanto quando outras opções de máscara. As máscaras de tricô, por exemplo, não protegem nada contra a Covid-19. Se você for escolher uma de pano, busque a que tem menos costuras na frente, evitando aquelas que possuem costuras frontais — pois elas “abrem” o tecido —, as que têm mais camadas e que melhor se encaixem no seu rosto. Elas também devem ser descartadas após 30 lavagens.

Devo jogar todas as minhas máscaras de pano fora então? Não! Elas ainda podem ser usadas em ambientes abertos, onde você não entrará em contato com outras pessoas. São boas, portanto, para usar ao passear com seu cachorro, por exemplo.

Elas não são recomendadas para aqueles que pertencem a algum grupo de risco, tem sintomas/estão aguardando teste ou estão em contato com pessoas infectadas.

Máscaras Cirúrgicas

Embora não sejam reutilizáveis, elas são opções melhores do que as de pano, principalmente se tiverem uma haste de metal para moldar o nariz.

 

Máscaras n95/pff2

São hoje as máscaras mais recomendadas para uso. Elas possuem várias camadas protetoras, e, o mais importante: vedam bem seu rosto, não deixando o vírus entrar ou sair. Elas são descartáveis, mas podem ser reutilizadas até por cinco vezes. Mas importante: caso fiquem molhadas, apresentarem manchas ou se você entrou em contato com alguém infectado, descarte-as! A forma de reutilizá-las é deixando a máscara “descansando” em um lugar que ninguém mexa por uns sete dias, sem luz solar direta.

Essas máscaras não devem ter válvulas, pois elas não filtram o ar na saída e não protegem as pessoas perto de você.

Esses modelos são mais facilmente encontrados em lojas de tintas e materiais de construções, além de loja de produtos hospitalares.

Por serem um pouco mais caras do que as outras máscara, você pode priorizar utilizá-las em ambientes hospitalares, espaços fechados com pouca ventilação, aviões, transportes públicos no geral e espaços fechados com pessoas reunidas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir