Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação/ Internet

29 de março de 2021

O risco da hiper-suplementação de vitamina D

Com o início da pandemia, vem sendo estudado quais fatores predispõem a infecção pelo COVID-19 e se existe formas de tratamento e prevenção para essa infecção. Um dos alvos dos estudos são os níveis de vitamina D no organismo, correlacionando hipovitaminose D com gravidade dos casos de infecção pelo novo Coronavírus. Acredita-se que a vitamina D tem ação na nossa resposta imune, porém até o momento, não temos respaldo na literatura para confirmar a relação entre baixos níveis de vitamina D e gravidade da infecção pelo COVID-19. Diante disso, estamos presenciando um abuso na suplementação, o que causa preocupação, visto que a reposição em excesso e sem acompanhamento e prescrição médica pode trazer riscos a saúde, principalmente para os rins.

Claro que a Vitamina D é essencial para o organismo. Considerada um pré-hormônio ela é responsável pela regularização dos níveis de cálcio no organismo e, consequentemente, da saúde óssea. Porém, suplementar vitamina D sem orientação médica pode desregular o organismo e causar uma intoxicação por essa substância.

A “hipervitaminose D”, como é chamada essa intoxicação por vitamina D, pode desencadear uma série de problemas no organismo. Essa condição é identificada a partir da dosagem dos níveis de níveis da vitamina D e de cálcio no sangue. É importante ressaltar que dificilmente indivíduos saudáveis irão desenvolver hipervitaminose D com uma alimentação balanceada e exposição solar, sendo que a intoxicação acontece pela reposição demasiada de vitamina D.

A superdosagem dessa substância causa no organismo o que chamamos de hipercalcemia. Isso significa que, ao exceder o nível de vitamina D, o corpo também aumenta os níveis de cálcio no sangue, o que favorece o surgimento de pedras nos rins e até a perda da função renal. Além disso, o paciente com hipervitaminose D também pode ter perda óssea.

O organismo leva um tempo para apresentar os primeiros sintomas após a ingestão de uma super dosagem de vitamina D. Mas quando aparecem, é possível identificar desidratação, fadiga, perda de apetite, náuseas, constipação, fraquezas musculares e hipertensão arterial. Ao constatar algum desses sintomas, é importante que o paciente busque atendimento médico o mais rápido possível para evitar o agravamento do quadro e possíveis problemas renais.

Idosos, gestantes, lactantes, pacientes com raquitismo/osteomalácia, osteoporose, doenças inflamatórias, doenças autoimunes, doença renal crônica, hiperparatiroidismo e síndromes de má absorção (clínicas ou pós-cirúrgicas, como a bariátrica), necessitam de maior cuidado na suplementação, por isso é importante que pacientes nessas condições sempre mantenham acompanhamento médico.

É fundamental mantermos níveis de vitamina D dentro dos valores adequados, e o alvo deve ser individualizado conforme às indicações clínicas de cada pessoa. Já está claro que a suplementação com “megadoses” não está indicada e pode gerar complicações para a saúde. É importante que a população evite a automedicação e, se identificada a hipervitaminose D, consulte um Nefrologista para investigar possíveis lesões renais.

Sobre a Nefrologista Gabrielli Zanotto de Oliveira

Graduada em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Gabrielli Zanotto de Oliveira realizou residência médica no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Ainda, realizou residência em Nefrologia no Hospital das Clinicas, em Porto Alegre, e atualmente atende em seu consultório particular em Passo Fundo.

Dra. Gabrielli Zanotto de Oliveira também atua como professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo e é Mestranda em Ciências Médicas - Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Consultório em Passo Fundo na Rua Uruguai, 2001 – sala 414B – Centro Clínico Crediplan – Fone (54) 3046-0186

Gabrielli Zanotto de Oliveira

Médica Nefrologista

Cremers 40860 | RQE 36874

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir