Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

8 de abril de 2021

Smartcoop: Cotrijal investe na digitalização do campo

Por Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

A transformação digital avança na agropecuária e contribui para a evolução dos resultados e também para melhorar a gestão do negócio. Produtor de grãos em Pontão, Maicon Heckler vê com bons olhos as inovações que têm chegado ao campo, mas está ciente da necessidade de buscar ferramentas que agreguem valor ao seu trabalho.

Ele é um dos associados da Cotrijal que já testou a Smartcoop, plataforma digital criada sob a liderança da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS – FecoAgro, com previsão de lançamento para 20 de abril. “Ter acesso às informações da propriedade com a facilidade de um aplicativo é muito bom. Essa tecnologia vem para ajudar ainda mais o produtor e leva o selo de qualidade Cotrijal, o que nos garante confiabilidade e segurança, algo tão importante nesse mundo digital”, destaca.

A SmartCoop está em desenvolvimento desde 2019, em conjunto com as cooperativas filiadas à FecoAgro/RS. No momento, está em fase de teste junto a alguns produtores de cooperativas para a coleta de opiniões e, se necessário, ajustes finais.

Com a plataforma, o produtor poderá registrar todas as informações da propriedade, relativas a negócios e também manejos, além de interagir com o Departamento Técnico e visualizar imagens via satélite das lavouras e dados climáticos.

Fruto de trabalho conjunto

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressalta que a cooperativa está sempre atenta às inovações que melhorem a competitividade e facilitem a interação com seus associados. “Vamos avançando aos poucos, sempre procurando levar ao campo o que gera resultado, e essa ferramenta tem como diferencial a possibilidade de gerar um histórico de dados que torna mais fácil a tomada de decisão do produtor”, avalia o dirigente.

A intercooperação, na opinião do vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, tem esse aspecto importante da soma de forças visando objetivos comuns. “Através de um projeto desenvolvido de forma conjunta, em que tivemos ampla participação, os associados de todas as cooperativas serão beneficiados”, afirma.

O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, ressalta o empenho e a disponibilidade das cooperativas agropecuárias para o andamento do projeto, também com o apoio da CCGL. “Todos os pontos do projeto foram amplamente debatidos e agora é hora de colocar a mão na massa, gerar os dados, lançar na plataforma e informatizar as nossas propriedades”.

SmartCoop

O que é?
Plataforma digital de gerenciamento de dados para produtores rurais e cooperativas

Quais as ferramentas à disposição? 

- Gestão da propriedade (dados de colheita, manejos, semeadura, aquisição e venda de insumos)
- Contato técnico (cooperativa)
- Imagem de satélite da propriedade
- Previsão do tempo

Onde encontrar? 

A partir de 20/04/2021, a plataforma digital pode ser acessa via web ou pelo aplicativo, que estará disponível nas lojas Google Play e IOS, de forma gratuita, para os smartphones.

Ouça a entrevista com o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, e confira mais informações sobre a SmartCoo, clique aqui. 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir