Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
17°
15°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Agronegócios

Cotrijal: Cresce o volume de leite comercializado para a CCGL

Cotrijal: Cresce o volume de leite comercializado para a CCGL
Família Klein: Cotrijal e CCGL dão segurança e tranquilidade para trabalhar (Foto: Junior Cesar Schmitz/Cotrijal).
12.04.2021 09h16  /  Postado por: A Folha
Por Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

O fortalecimento da parceria entre a Cotrijal e a Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL) tem garantido excelentes índices para os associados produtores de leite. A segurança do negócio, aliada às boas práticas de dentro das porteiras, refletiu nos números divulgados recentemente. Em 2020, o volume de leite entregue pelos produtores da Cotrijal à Cooperativa Central aumentou 57% em relação ao ano anterior. Esse percentual corresponde a um incremento de mais de 19 milhões de litros.

Família Kemmerich: assistência técnica faz toda diferença (Foto: Marcos Rovani/Cotrijal).

Uma parcela desse crescimento contou com a colaboração da família Klein, que trabalha com pecuária de leite, há décadas, em Santo Antônio do Triunfo, interior do município de Ibirubá. Com a ajuda da esposa Marlise e dos filhos Eduarda, de 17 anos, e Ezequiel, de 12 anos, o associado Evandro Klein contabilizou um incremento na produção de 18% em 2020, o que equivale a um acréscimo de 100 mil litros de leite em relação a 2019. No total, foram entregues à CCGL mais de 555 mil litros no ano.

Realidade bem diferente do mês de março de 2007, período em que Evandro assumiu, em definitivo, os negócios de leite da família. Na época, a média mensal da propriedade era de 2 mil litros de leite. Cerca de 14 anos depois e esse número saltou para mais de 40 mil. Uma trajetória de expansão trilhada com a participação de bons parceiros.

“De lá para cá, nós começamos a investir na parte mais técnica. Todo mundo apresenta receitas milagrosas, mas, com o acompanhamento da assistência técnica da Cotrijal, conseguimos fazer uma boa filtragem. Os profissionais da cooperativa nos apresentam soluções que realmente dão certo. Um bom exemplo são os campos experimentais de silagem. Nós plantamos variedades que sabemos que são adaptadas para a região e possuem qualidade”, conta Evandro.

DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS EM ABRIL

Os associados da Cotrijal que comercializaram a produção de leite, de forma ininterrupta, durante 2020, para a Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), têm bons motivos para comemorar. Em abril, eles receberão o chamado retorno financeiro, que consiste no rateio dos lucros apurados pela CCGL no ano passado. Serão distribuídos mais de R$ 9 milhões para, aproximadamente, 4 mil produtores gaúchos. Desse total, R$ 840 mil devem ficar com os 164 associados da Cotrijal, que mantêm firme a parceria de entrega com a Central.

“Nós agradecemos a confiança desses produtores no nosso trabalho. O associado sabe que o produto dele está bem gerido e bem cuidado, quando a sua cooperativa singular participa de modo preponderante nas decisões da cooperativa central. Sempre trabalhamos em prol de melhores políticas para os nossos produtores e associados”, completa o gerente de Produção Animal da Cotrijal, Renne Granato.

Ouça a entrevista com o gerente de Produção Animal da Cotrijal, Renne Granato

UMA GAMA DE BENEFÍCIOS 

A poucos mais de 100 quilômetros de Ibirubá, no interior de Coqueiros do Sul, uma outra família também contribuiu com os bons números da produção leiteira. Evandro Cristiano Kemmerich, associado da Cotrijal desde 2003, aumentou em 23% a comercialização de leite em 2020, em comparação com o ano anterior. Em litros, o montante corresponde a mais de 54 mil.

A comercialização do produto para a Cooperativa Central Gaúcha Ltda., por intermédio da Cotrijal, já contabiliza mais de 9 anos, e o associado salienta a importância dessa parceria. “Além da segurança no pagamento, também há os benefícios das campanhas de desconto, como a do azevém para a pastagem de inverno. Ao colocar tudo isso na ponta da caneta, dá um bom diferencial”.

JORNAL DA COTRIJAL – Tem muito mais informações para você. Veja a notícia completa acessando a edição de março do Jornal da Cotrijal.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.