Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

13 de abril de 2021

Aprovado projeto que valoriza a cutelaria artesanal gaúcha

Aprovado, durante sessão plenária de terça-feira (13), projeto de lei nº 50/2020, que reconhece a Cutelaria Artesanal Gaúcha como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul e inclui a Feira Gaúcha da Faca Artesanal no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

A proposição do deputado @Sérgio Turra, tem origem no projeto de lei nº 551/2019 de autoria do deputado Ernani Polo, na ocasião em que assumiu a presidência do Parlamento em 2020, e nesta posição não pode ter proposições tramitando na Casa. O deputado Turra, colega de bancada do Progressistas, representou Polo na continuidade do trâmite da proposta que agora veio ser aprovada.

A proposta visa a valorização das tradições e cultura gaúchas, por meio do reconhecimento da atividade dos cuteleiros artesanais, tendo por base uma identidade histórica e cultural.

A faca faz parte da tradição e do folclore do gaúcho e ainda é utilizada como instrumento para tropeiros e proprietários de equinos. “Como instrumento de trabalho, a faca se incorporou às nossas tradições culturais e a faca artesanal é uma é uma obra de arte, onde o cuteleiro nela expressa a sua dimensão artística, tendo como fonte as nossas tradições culturais”, justifica o projeto.

A Feira Gaúcha da Faca Artesanal, organizada anualmente pela Associação Gaúcha de Cutelaria (AGC), fica também incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, com forma de instrumentalizar, de forma definitiva, a homenagem e o prestígio a esse essencial artefato do gaúcho, que são as facas artesanais.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir