Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Presidente da Cotrijal, Nei César Manica, participou da programação.

21 de abril de 2021

Cooperativismo gaúcho dá exemplo lançando a SmartCoop

Por Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

A Cotrijal é uma das cooperativas integrantes desse projeto inovador, que dá mais força ao cooperativismo. A plataforma digital, lançada nesta terça-feira, 20/4, aproxima 173 mil associados de 30 cooperativas gaúchas do ecossistema digital. Juntos, eles são responsáveis por cerca de 50% da produção de soja, trigo e leite do estado.

O cooperativismo brasileiro nasceu no Rio Grande do Sul e sempre se destacou como impulsionador do desenvolvimento econômico e social. Com o lançamento da plataforma digital SmartCoop, o sistema dá mais uma demonstração da sua força inovadora. A apresentação oficial do projeto aconteceu através de evento on-line, transmitido pelo Canal Rural e pela Rede Técnica Cooperativa, nesta terça-feira, 20/4.

Com a SmartCoop, o produtor terá acesso a funcionalidades como acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção. A ferramenta tem uso em versão para desktop e aplicativo para celular e seu desenvolvimento levou dois anos, através do trabalho de dezenas de profissionais das cooperativas do RS.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, que participou da programação falando em nome das cooperativas, destaca que a novidade é um divisor de águas, porque foi construída com base nas necessidades do campo. “Temos ótimas tecnologias surgindo a todo momento, mas esta foi desenvolvida a partir das demandas do produtor, trazendo segurança e um conjunto de soluções que vai facilitar o trabalho, reduzir custos e fidelizar os associados às cooperativas”, afirmou.

Ouça a entrevista com o presidente da Cotrijal, Nei César Manica:


 

Todo o projeto foi desenvolvido sob a liderança da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul, FecoAgro/RS. Segundo o presidente, Paulo Pires, a ferramenta agregará ganho expressivo de competitividade aos cooperados. “Tivemos o apoio fundamental da CCGL, das cooperativas e de muitos parceiros e entendemos que com o projeto ganha o cooperativismo e a agropecuária como um todo”, defendeu.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, também participou da programação e afirmou que não é surpresa o avanço apresentado pelo cooperativismo através da nova plataforma digital. “O cooperativismo de vocês é referência para o país e boa parte do mundo”, destacou.

Ouça a entrevista com o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder:

A SmartCoop

É uma plataforma digital de gerenciamento de dados para produtores rurais e cooperativas. Trata-se do primeiro sistema de inovação digital alinhado com a essência e com os princípios do cooperativismo. Está disponível em versão para desktop e aplicativo para celular para os associados das 30 cooperativas integrantes do projeto.

COTRIJAL

Fundada em 1957 em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil, com 55 unidades em 32 municípios. Em 2020, registrou faturamento histórico recorde de R$ 2,4 bilhões — ficando na 58ª colocação entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo a revista Forbes. Desde 2000, a entidade promove a Expodireto Cotrijal, uma das seis maiores feiras do agronegócio nacional e uma das principais do cenário internacional.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir